terça-feira, 19 de março de 2013

Robô da NASA descobre pedra branca e brilhante em Marte



Em sua viagem pela superfície de Marte, as rodas veículo Curiosity rasparam despretensiosamente uma rocha do Planeta Vermelho, revelando que o solo do lugar não é tão monocromático como se pensava. Batizada pelos cientistas da Nasa como Tintina, a rocha mostrou uma cor branca e brilhante, indicando a presença de minerais hidratados que se formaram quando fluía água pela região em tempos remotos.
Tintina tornou-se mais uma evidência da existência de água no planeta e foi apresentada durante a 44ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, em Woodlands, Texas.
A descrição sobre minerais hidratados na Cratera Gale é a primeira depois do anúncio da semana passada, de que o Curiosity encontrou minerais de argila em uma rocha perfurada. A argila indica ação de água em Ph neutro, segundo os cientistas da agência espacial.
O cientista chefe da missão Curiosity, John Grotzinger, disse durante o evento que o local de pouso do robô é o primeiro classificado como “verdadeiramente habitável” no Planeta Vermelho.
O veículo da Nasa está explorando a região da Cratera Gale, perto do equador marciano, desde seu pouso, em agosto do ano passado. A descoberta de Tintina ocorreu em 17 de janeiro, ao passar as rodas do robô sobre a pedra.
Durante o evento, foi noticiado também que o Curiosity teve um problema em seu computador, o que o forçou a entrar em um “modo de segurança”. O erro no software do robô deve atrasar o reinício dos experimentos científicos em alguns dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário