terça-feira, 5 de março de 2013

Cometa brilhante atravessa o espaço e é visível a olho nú da Terra

O cometa Panstarrs entrou recentemente no interior do sistema solar e tem providenciado, nesses primeiros dias de março, belas visões ao Hemisfério Sul. O espétaculo, porém, acaba para esse lado a partir desta quinta-feira (7), quando ficará visível aos habitantes do Hemisfério Norte. Oficialmente nomeado C/2011 L4, o Panstarrs foi descoberto em 2011 por um telescópio de mesmo nome, localizado no Havaí.
O segredo de sua beleza se deve justamente à aproximação com o Sol. Cometas são bolas de gelo envoltas por gases. Quando recebem o calor solar, eles “derretem” em parte, formando uma longa cauda ou rastro atrás deles. O brilho de alguns cometas pode ser tão intenso que brilhante e, como no caso do Panstarrs, é possível vê-los sem ajuda de qualquer telescópio.
Nesta terça-feira (5), o Panstarrs fará sua aproximação máxima com a Terra, a uma distância semelhante à entre o nosso planeta e o Sol. É possível visualizar o cometa com binóculos ou a olho nu, no começo da noite. Os espectadores devem tentar encontrar um local sem obstruções de nuvens e longe das luzes da cidade. Daqui a alguns dias, ele deixará de ser visível, reaparencendo por volta do dia 12 de março e brilhando por todo o resto do mês. Ou seja, preparem suas câmeras!
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário