sexta-feira, 1 de março de 2013

Cientistas anunciam descoberta do maior meteorito visto na Terra, em 25 anos

Uma equipe internacional de cientistas divulgou, nesta quinta-feira, a descoberta do maior meteorito encontrado na Terra em 25 anos. Segundo o site Space, o objeto espacial tem cerca de 18 kg e pertenceu a um curso de 425 pedras.
O meteorito foi encontrado nas proximidades da base belga Princesa Elizabeth, na Antártica. O maior do tipo visto no planeta pesava cerca de 60 toneladas e foi retirado do solo da Namíbia em 1955.
"É o maior meteorito já encontrado nos últimos 25 anos e representa uma grande descoberta para nós. Não é um achado inesperado apenas pelo peso, mas também porque não é comum encontrar um desses na Antártica", declarou Vinciane Debaille, geologista da Universidade de Bruxelas.
"Se o encontramos assim na Terra, significa que no espaço ele foi muito maior. Nós estudamos meteoritos para compreender melhor como nosso sistema solar é formado e como a Terra se tornou um planeta tão único", completou Debaille.
O meteorito de 18 kg foi transportado para o Japão para ser examinado.
Segundo a Sociedade Meteoritical, mais de 38.500 meteoritos foram descobertos até este momento na Antártida, mas apenas 30 tinham uma massa superior a 18 kg na Antártida Oriental.
JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário