quarta-feira, 9 de abril de 2014

Brilho em imagem de Marte desperta curiosidade sobre ETs


Imagem do veículo-robô Curiosity com o aparente facho de luz ao fundo
Foto: Nasa

Um aparente facho de luz saindo da superfície de Marte capturado à distância por uma das câmeras do veículo-robô Curiosity, da Nasa, despertou mais uma vez especulações sobre a possibilidade da existência de vida inteligente no planeta. A imagem, feita na última quinta-feira, foi pinçada dos arquivos da missão no domingo por Scott C. Waring, responsável pelo site “UFO Sightings Daily”, que prontamente afirmou que o “estranho brilho” era produto de iluminação artificial. Logo, a foto passou a circular pela internet e redes sociais, com os adeptos de teorias conspiratórias apontando-a como nova prova de que a agência espacial americana esconde do público o que sabe sobre os extraterrestres.
Novamente, porém, a explicação da Nasa para o que pode ter causado o brilho na imagem, divulgada nesta terça-feira, é bem mais prosaica e nada tem a ver com alienígenas. Segundo os cientistas da agência, ele provavelmente é o simples reflexo do Sol em rocha distante ou resultado da interferência de raios cósmicos nos sensores da câmera do Curosity.
- Nas milhares de imagens que recebemos do Curiosity, vemos pontos brilhantes praticamente toda semana - afirma Justin Maki, pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL) e líder da equipe que construiu e opera a câmera de navegação do veículo-robô que captou a foto. - Eles podem ser causados por choques de raios cósmicos (nos sensores) ou pela luz do Sol refletindo na superfície de rochas, que são as explicações mais prováveis.
O Globo.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário