quarta-feira, 23 de abril de 2014

Robô humanoide poderá caminhar pela Estação Espacial

Robonauta poderá ajudar em tarefas domésticas na ISS

O Robonauta 2, humanoide que habita a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), ganhou pernas nesta Páscoa. Com os novos membros, o robô — que durante três anos só se moveu da cintura para cima, preso a um pedestal — poderá realizar tarefas cotidianas de limpeza ou pegar objetos para os astronautas. As pernas chegaram à ISS no último domingo, a bordo da nave de carga da SpaceX que levou à estação equipamentos, material para experimentos científicos, mantimentos e presentes enviados pelos familiares dos astronautas.
Ainda levará uns meses para o Robonauta 2 adquirir autonomia completa, pois as baterias necessárias para sua locomoção só serão enviadas em outra missão de abastecimento. Até lá, o robô vai precisar ficar ligado à tomada para usar suas pernas, o que restringirá sua atuação a uma área de testes na ISS. As pernas são flexíveis e os "pés", equipado com luz, câmeras e um sensor que permite construir mapas 3D. "Imagine pés de macaco com olhos nas palmas", descreve o engenheiro Robert Ambrose, da Nasa.
Mike Suffredini, diretor de programas da agência espacial americana, alertou que, apesar do avanço do humanoide, ainda há um longo caminho a ser percorrido antes que os futuros Robonautas possam realizar sozinhos caminhadas espaciais e reparos na ISS. "Eles nunca vão substituir a tripulação, mas podem fazer muito do seu trabalho", diz Suffredini.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário