sábado, 12 de abril de 2014

Menu da Estação Espacial Internacional terá salada fresca?


A cápsula Dragon, que os Estados Unidos devem lançar na próxima segunda-feira (14 de abril), levará aos astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) a esperança de agregar salada fresca às suas dietas. Isso por que ela transportaráuma câmara de cultivo de plantas denominada Experimento Veg-01 ou Veggie, que poderia ampliar a capacidade de produção de alimentos em órbita.
A pesquisa se centrará no cultivo de plantas de viveiro - como o alface - em plena estação, que orbita a  uma distância de 385 quilômetros da Terra e a cerca de 27 mil km/h de velocidade. "A determinação da segurança alimentar é uma de nossas metas primordiais para esta pesquisa" afirmou a encarregada do experimento, Gioia Massa. O experimento serviria para verificar as condições de cultivo de alimentos no espaço, avanço que se faz necessário pelas missões espaciais atuais e futuras serem de longa duração. É importante que, mesmo durante uma visita ao espaço, os astronautas tenham uma alimentação boa. 
O Veggie é um viveiro de baixo custo que usa um painel com LEDs vermelhos, azuis e verdes para o cultivo de plantas e a observação dos astronautas. Com seu design único, o viveiro pode ser submetido para transporte, armazenamento e, inclusive, cultivo, já que se expande em até 45 centímetros à medida que plantas crescem em seu interior.
Massa explicou que a área de crescimento é de 29 centímetros de largo por 37 centímetros de profundidade, medidas pelas quais o Veggie é o maior viveiro para plantas já enviado ao espaço.
O lançamento A missão de reabastecimento que levará o Veggie é a terceira a ser realizada pela empresa SpaceX dentro do programa americano de privatização da exploração espacial. Esse método usar infra estrutura de empresas não-governamentais está em ação nos EUA desde o fim da era dos ônibus espaciais, em 2011.
A nave espacial Dragon, parcialmente reutilizável e que mede 4,4 metros de altura por 3,66 metros de diâmetro, tem capacidade para levar até seis tripulantes, além de três toneladas de carga. No entanto, até o momento, ela foi usada apenas para enviar provisões à EEI e trazer experimentos e lixo desde o posto orbital.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário