sexta-feira, 11 de abril de 2014

Nasa vai construir a primeira nave de pesquisa em asteróoides

 A nave especial OSIRIS-REx será programada para pousar em um asteróide chamado Bennu Foto: Reprodução Nasa

A primeira nave espacial para pesquisas em asteróides recebeu, na última quarta-feira, a permissão da Nasa para ser construída. Segundo o site Mashable, a sonda deve ser lançada ao espaço durante o outono de 2016, na Flórida. 
A Osiris-Rex será programada para pousar em um asteróide chamado Bennu, que se aproximará da Terra em 2018. A nave é produto de uma década de planejamento dos profissionais da Nasa. 
O objetivo é explorar o asteróide e trazer dois gramas do solo do corpo celestre à Terra. Portanto, se o cronograma for executado como esperado, a sonda deve retornar ao nosso planeta em 2023.
Bennu cruza a órbita da Terra a cada seis anos e tem 0,0005% de chance de acertar o nosso planeta em 2018. Apesar do número ser pequeno, ele já é maior que o de costume, o que preocupa os especialistas. 
A agência espacial busca, por meio dessas pesquisas, identificar quais serão os asteróides mais seguros para futuros pousos. A ideia é cumprir a promessa de Barack Obama de enviar seres humanos para um asteróide em 2025. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário