quinta-feira, 22 de julho de 2010

Abrigo virtual para a cultura afegã

Ao longo dos séculos, a história do Afeganistão foi marcada por conflitos e ocupações estrangeiras. Nada disso, porém, impediu que o país se tornasse o centro de uma cultura sofisticada, que durante 5 mil anos recebeu influências da Mesopotâmia, do Mediterrâneo, da China e da Índia.
Para divulgar ao mundo e aos próprios afegãos esse rico patrimônio, será lançado em um museu virtual dedicado à arte e cultura produzida no país. O projeto foi idealizado por uma organização não governamental francesa.
A ONG define como um dos principais objetivos tornar a produção cultural conhecida, sobretudo pelos jovens do país. A primeira tarefa dos coordenadores do "Museu da Civilização Afegã" será pesquisar as obras afegãs espalhadas pelos museus do mundo. Também serão incluídas obras destruídas pelos talibãs, como os budas gigantes de Bamiyán (na foto acima), dinamitados em 2001.
Proposto em quatro idiomas (persa afegão, pachto, inglês e francês), o museu virtual vai ser organizado com a ajuda de grandes especialistas da cultura afegã.
Fonte: Revista História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário