quarta-feira, 14 de julho de 2010

EUA devolvem à Alemanha quadros roubados na Segunda Guerra Mundial

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira, a devolução  à Alemanha de 11 quadros roubados pelos seus soldados durante a ocupação desse país no fim da Segunda Guerra Mundial.
O procurador-geral do distrito sul de Nova York, afirmou ter devolvido as obras de arte às autoridades alemãs em uma cerimônia realizada no Instituto Goethe, desta cidade. Trata-se de telas roubadas por militares americanos de um refúgio antiaéreo instalado em uma escola de Pirmasens (sudoeste da Alemanha), para protegê-los dos bombardeios em 1945, depois da invasão dos aliados. Os quadros faziam parte da coleção de obras do museu municipal.
Uma descendente de um sargento americano, morto em 1988, descobriu os quadros no sótão de sua casa e decidiu devolvê-los.
Três dos quadros são obra do artista alemão Heinrich Buerkel, estimados cada um em 50.000 dólares, e sete são retratos dos filhos do rei Luis IX, de outros artistas.
"Cada obra de arte devolvida simboliza um ato de justiça, que nos aproxima do objetivo de repatriar todas as obras tomadas dos museus durante a Segunda Guerra", disse o procurador-geral.
Fonte: Correio Brasiliense online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário