segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nosso ancestral?

A vida surgiu há 4 bilhões de anos, logo após a formação da Terra. Por 3 bilhões de anos a vida se resumiu aos vírus e micróbios unicelulares. Acredita-se que os primeiros seres multicelulares, ancestrais das plantas e dos animais, ainda microscópicos, tenham surgido entre 850 milhões e 600 milhões de anos atrás. Por isso a revista científica britânica "Nature" provocou espanto, levantando a possibilidade de a vida multicelular ter surgido há 2,1 bilhões de anos.
A evidência vem de mais de 250 fósseis achados no Gabão, África. Além de antiquíssimos, não eram microscópicos. Mediam entre 7mm a 12 centímetros - enormes para seres desse tipo.
Ou seja, o cursor que aponta a origem da vida complexa multicelular "se deslocou em 1,5 bilhões de anos" no que havia sido documentado até o momento, segundo o estudo publicado (dia 30/06).
De acordo com especialistas, o estudo traz mais questões do que respostas mas os espécimes descobertos não podem ter vindo de simples bactérias. Os pesquisadores estão pedindo a preservação do sítio do Gabão, tentando transformá-lo em parte do "Patrimônio Mundial da Humanidade", e continuar com a pesquisa.
Fonte: R.Época  

Nenhum comentário:

Postar um comentário