O guaraná Jesus, segundo refrigerante mais consumido no Maranhão - folclórica bebida cor-de-rosa - ganhou a medalha de ouro de melhor estratéia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design, o Idea, a maior premiação mundial de design. A campanha vencedora ocorreu em 2008 para renovar o visual da lata. A tarefa não era simples, já que a bebida angariou, ao longo de décadas, fãs entusiasmados.
O guaraná Jesus, criado em 1920, enraizou-se no gosto do maranhense. Com pouquíssima propaganda, tornou-se quase um símbolo cultural do Estado.
Nos últimos anos, seu nome "estranho" e sua cor fascinante ganharam simpatia Brasil afora. Há centenas de comunidades bem-humoradas a seu respeito no Facebook, no Orkut e vídeos no YouTube que brincam com o refrigerante.
Há muito se fala nesta bebida doce, com traços de cravo e canela. Por isso, renovar a lata sem incomodar os fãs seria um trabalho delicado. Os publicitários fizeram uma campanha estadual com três propostas de novos desenhos para a lata e pediram votos dos fãs. Usaram a internet e mensagens por celular.
Desde a campanha, as vendas do refrigerante aumentaram em 17%. O resultado teria agradado ao criador da bebida, o farmacêutico Jesus Norberto Gomes - que era ateu, foi excomungado e morreu em 1963. O guaraná resultou de uma tentativa frustrada de fabricar um remédio. Deu errado, mas os netos do farmacêutico adoraram o xarope. Deste erro, nasceu ali, um produto vitorioso!!!
Fonte: Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário