terça-feira, 13 de julho de 2010

Cérebro recarrega suas energias nas primeiras horas de sono!

As primeiras horas de sono são as mais importantes para a saúde do cérebro, afirmam pesquisas da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. É nesta fase que os níveis de energia cerebral voltam ao normal e os neurônios se preparam para entrar em um estado mais profundo de restauração!
Todos sabem que o descanso noturno traz importantes benefícios para o cérebro, mas cientistas tinham dificuldades de identificar como e em que momentos do sono ocorriam as principais mudanças positivas.
Neste estudo, a equipe de Harvard mediu os níveis de trifosfato de adenosina (ATP), um tipo de energia química presente nas células, em ratos. Assim, descobriram que os níveis de ATP em quatro áreas do cérebro normalmente ativas na vigília aumentavam nos roedores durante as horas de sono não-REM, indicando que a energia cerebral é restaurada logo no início da noite.
Na pesquisa, os cientistas perceberam que o sono é essencial para que a energia ATP se estabeleça. Quando não dormimos, não há uma produção desta energia e, por consequência, não acontece o processo de restauração cerebral que acompanha o descanso.
Recarregue suas energias dormindo o necessário para se sentir bem!!!
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário