quinta-feira, 29 de julho de 2010

O higth society, "o football" e a galera agradecida

Assim como na Inglaterra, o futebol entrou no Brasil pela mão da elite. Nas duas primeiras décadas do século XX, o esporte se popularizou com o surgimento de agremiações ligadas a fábricas e associações de operários, além de colônias de imigrantes.
Mas no começo do século XX, a classe dominante brasileira não se constituía apenas de um grupo de coronéis que viviam na casa-grande, cercados de jagunços. Em nossa primeira fase republicana, entre os anos de 1889 e 1930, o poder político nacional esteve concentrado nas mãos da elite do Centro-Sul do país: grandes empresários da agricultura, da indústria, do comércio, do sistema financeiro de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Mesmo ligados à atividade exportadora (sobretudo o café), não faziam dela o seu único investimento. Diversificavam os negócios abrindo casas comerciais, bancos e até indústrias, associando-se a imigrantes nesses empreendimentos. Essa "high society" copiava as modas e costumes dos ingleses, frequentando clubes e participando de atividades esportivas, então muito na moda. Dessa maneira, o "football" aportou entre nós!!!
A princípio eram em clubes da elite que o futebol era praticado. O Club Athlético Paulistano, fundado em 1900, para reunir a nata da capital paulista, tinha entre seus principais dirigentes o conselheiro Antônio Prado, que, além de grande entusiasta dos esportes de modo geral, foi prefeito de São Paulo entre 1889 e 1912. Construiu uma sede esportiva com arquibancadas capaz de abrigar 10 mil pessoas, na rua da Consolação, no centro. O Paulistano participou do primeiro campeonato estadual em 1902.
Na Bahia havia o Sport Club Bahiano, que, fundado no ano de 1903. O clube era frequentado pela alta sociedade baiana, e somente brancos podiam usar dependências aquáticas e terrestres, restaurante e campo de futebol.
O Fluminense, no Rio de Janeiro, tinha regras semelhantes: para entrar no clube o cidadão tinha que ser de "boa família". O clube reunia a elite da elite dentro e fora do campo. Para ir a uma partida de futebol, era um programa que exigia figurino elegante!
Como os ingleses foram os inventores do futebol, os primeiros clubes de colônia a praticar esse esporte foram os seus. O pioneiro foi o São Paulo Athletic Club, fundado em 1888, que tinha entre seus associados Charles Miller, responsável por organizar as primeiras partidas de futebol no Brasil.
No começo do século XX, o futebol já era parte da comunicação. De 1887 a 1930 entraram no Brasil 3,8 milhões de estrangeiros, a maioria veio dos países europeus, fixando-se em sua maioria no Sul e Sudeste do país, onde a expansão cafeeira necessitava de mão de obra. Onde houvesse uma colônia de estrangeiros surgiam clubes culturais ou atléticos, para facilitar a adaptação à nova terra.
Dessa forma, os clubes de  futebol e o esporte, deixou de pertencer apenas às  elites e avançou entre todas as classes sociais, popularizando e democratizando sua prática. Hoje, é profissão!!!
Fonte: História Viva  

Nenhum comentário:

Postar um comentário