segunda-feira, 19 de julho de 2010

Humanos alteraram o clima há dez mil anos!

Uma pesquisa está revelando que a extinção dos mamutes - em parte devido à caça humana - pode ter causado mudanças na vegetação que, por sua vez, aqueceram a Sibéria e regiões próximas.
Sem as emissões de automóveis e usinas elétricas, os seres humanos podem ter contribuído para as alterações climáticas há mais de 10 mil anos, diz o novo estudo publicado na revista científica Geophisical Research Letters. O estudo que combinou fósseis com modelos climáticos, revelou que a extinção de mamutes - pode ter causado mudanças na vegetação que, por sua vez, aqueceram a Sibéria e regiões próximas em mais de 0,2ºC.
"Alguns dizem que as pessoas são incapazes de afetar o clima, que é simplesmente algo muito grande", disse um dos pesquisadores da Instituição Carnegie para a Ciência, em Stanford, na Califórnia - EUA, e co-autor do estudo. "Isso obviamente NÃO é verdade. E as pessoas começaram a afetar o clima global muito mais cedo do que pensávamos", afirmou.
A maioria das pesquisas marcam o início da mudança climática causada pelo homem como tendo acontecido há 8 mil anos, quando a humanidade descobriu a agricultura.
Um estudo de 2009 concluiu que após a morte dos mamutes, o seu antigo habitat começou a mudar. Árvores de pequeno porte, uma vez protegidas da fome destrutiva dos mamutes, substituiram pastagens. Como as árvores eram mais escuras do que as pastagens, absorveram maiores taxas de energia solar dando continuidade ao ciclo de aquecimento.
Os pesquisadores não tem certeza dos motivos pelos quais os mamutes foram extintos ou sobre quanto os seres humanos são os culpados. Mas, segundo o estudo, dados apontam que a caça provavelmente desempenhou um papel fundamental nisso. Ao contrário do que se costumava pensar, pequenas populações de seres humanos podem SIM provocar alterações ambientais significativas.
Uma pesquisa comprova, aponta cientificamente as causas, o quanto, os porquês... mas, que as alterações climáticas que estão aí, foram e continuam sendo provocadas pela mão humana, ninguém duvida... Antigamente os povos não tinham grandes conhecimentos dos prejuízos que causavam. Hoje, com a mídia mostrando todos os dias as catástrofes climáticas que acontecem no mundo, ainda tem muitas pessoas que não colaboram. Uma postura, que pode até parecer insignificante , como a separação residual do lixo de casa, o NÃO uso de sacolas plásticas, entre outros, ajudaria muito!!!
Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário