sexta-feira, 30 de julho de 2010

"Bolsão de água" no monte Blanc

Um bolsão de água suficiente para encher 20 piscinas olímpicas, retido dentro de um glaciar no Monte Blanc, pode estourar a qualquer momento, provocando uma grave ameaça contra um vale dos Alpes franceses, disseram autoridades nesta quinta-feira.
O Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, sigla em francês) disse que, se forem liberados os 65 mil metros cúbicos de água descobertos dentro da geleira Tête-Rousse podem destruir aldeias vizinhas, como já aconteceu em 1892.
A descoberta foi feita em meio a um monitoramento de rotina na geleira. "Essa ocorrência é muito rara. A água nos glaciares normalmente é drenada naturalmente, por gotejamento. Neste caso, o glaciar aprisionou uma água muito fria, e ameaça explodir por causa da pressão", disseram.
Contudo, entre agosto e outubro serão perfurados drenos verticais a partir do alto da geleira para bombear a água retida.
O Monte Blanc é a mais alta montanha da Europa Ocidental com altitude de 4.808m. A que país pretence o ponto mais alto???
Desde a Revolução Francesa que esta questão é polêmica. Antes dela, toda a região fazia parte do "Reino da Sardenha" por vários séculos. Pela delimitação de 1860, foi anexada nos mapas os limites do "maciço", e desenho da fronteira pelo cume do Monte Blanc, tornando-o Francês e Italiano!!!
Glacial - Era glacial - período geológico de longa duração...
Glaciar  ou Geleiras - Extensos mantos de gelo...
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário