terça-feira, 31 de agosto de 2010

Frase

"Não grite sua felicidade, a inveja tem sono leve"!

Especiarias - um "tempero da vida"

Na antiguidade já eram conhecidas e valorizadas algumas das especiarias asiáticas que chegavam à Europa, onde eram consumidas pelas elites. Alarico, o general visigodo que em 408 sitiou Roma, exigiu como resgate para deixar a cidade, entre outras coisas, 3 mil kilos de pimenta!!!
A pimenta (piper nigrum), conhecida por nós como "do reino", era o principal desses produtos. Seu uso não era meramente culinário, mas tratava-se, como a maioria das especiarias, de substância "quente", que servia para equilibrar os humores do corpo, que, segundo a medicina hipocrático-galênica, para ser saudável devia ter a tendência ao calor e à secura. Os temperamentos eram constituídos assim em função das temperaturas, as quais as especiarias (os temperos) podiam equilibrar (temperar).
As especiarias, portanto, mais que meros condimentos, eram substâncias preciosas, usadas como signo de distinção social, em um consumo suntuário, representando remédios provedores de calor e energia. Eram alimentos-droga, e a própria palavra droga vem de um termo holandês para "produto seco".
No século XV, o comércio de especiarias orientais na Europa foi objeto de guerras comerciais entre Gênova e Veneza, que venceu a disputa e dominou o comércio com os árabes e otomanos. Com a descoberta por Vasco da Gama, em 1498, do caminho às Índias Orientais pelo contorno do sul da África, pelo cabo da Boa Esperança, os portugueses passaram a predominar nesse tráfico e construíram todo um sistema de feitorias pela Ásia para garantir a posse desses tesouros vegetais.
A primeira viagem ao redor do mundo, realizada pela expedição espanhola de Fernando de Magalhães, tinha os cravos como "o principal objetivo de nossa viagem", conforme as palavras do autor do diário de bordo.
A pimenta vinha da costa ocidental da Índia, cujos reinos hinduístas de Calicute e Cochim a forneciam aos portugueses. A canela, do Ceilão. O cravo, das ilhas Amboíno- atual Indonésia. A noz-moscada das minúsculas ilhas das Molucas. Gengibre, ópio e outros produtos de menor importância completavam as cargas das naus mercantes.
A partir de 1595, os holandeses seguiram o mesmo caminho dos portugueses e passaram a se apossar das fontes das especiarias. Predominaram militarmente tanto na Europa, onde venceram a guerra pela independência da Espanha, como no âmbito colonial. Numa verdadeira guerra mundial, tomaram o cravo da ilha Amboino em 1605, fundaram a Batávia, na ilha de Java, em 1609, depois tentaram se apossar do açúcar do Brasil, em 1624 e entre 1630 e 1645, e por fim tomaram o Ceilão e sua canela em 1658.
O comércio transoceânico de especiarias, tabaco, açúcar e outros produtos unificou pela primeira vez o globo, expandiu impérios ocidentais a um domínio inédito sobre o planeta, foi objeto de guerras e acumulou o capital da Revolução industrial. O consumo cada vez mais intenso desses gêneros os tornou de primeira necessidade e fez de seu consumo um tempero da vida!!! A revolução que promoveram não foi apenas no gosto alimentar, mas na economia, nas relações internacionais e nos estilos de vida.
Fonte: História Viva

11 de setembro em Musical

As feridas que os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 deixaram nos nova-iorquinos é tema do filme "Clear Blue Tuesday" (ainda sem título em português), o 1º musical sobre a tragédia, que estreia esta semana em Nova York.
A narrativa foca a história de 11 pessoas e como o ataque da rede terrorista AlQaeda, que matou quase 3 mil pessoas, afetou suas vidas.
Diante de tantos filmes produzidos sobre o atentado, "Clear Blue Tuesday" conta com a ajuda de temas musicais para retratar as mudanças profissionais e pessoais que o atentado provocou, ajuste de prioridades, buscas e perdas de relações e a ligação com Deus. Além disso, a obra não tem imagens diretas da tragédia. Ela é um conto do que ocorreu depois, afirma o cineasta.
Jan O'Dell, uma septuagenária atriz que sofreu ferimentos na cabeça enquanto fugia do prédio onde morava, perto das Torres Gêmeas, está entre os protagonistas do filme. (na foto acima).
"Toda distribuição de papéis e os medicamentos que aparecem no filme são de verdade. Não tivemos de desenhar as cicatrizes: já estavam aí. O que aparece no filme se baseia em suas próprias experiências daquele dia", explica a diretora.
O filme estreia em Manhattan, onde ficará em cartaz por 2 semanas, coincidindo com o nono aniversário dos ataques contra o World Trade Center.
Fonte: Época online 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Frase

"Para ganhar conhecimento, adicione algo todos os dias.
Para ganhar sabedoria, elimine algo todos os dias".
                   (Lao Tsé)

Líbia floresce com "Água Fóssil"

Governo da Líbia adota procedimento semelhante ao da exploração de petróleo para obter água com o objetivo de irrigar fazendas no deserto. Em meio às areias amarelas escaldantes do deserto líbio, videiras cobertas de folhas verdes estão carregadas de cachos de uva, amendoeiras florescem em perfeitas fileiras e pomares de pereiras estendem-se indefinidamente.
A Líbia é um dos países mais secos da Terra, sem rios, lagos nem chuva. Mas seu deserto está florescendo!!!
No Oriente Médio e no norte da África, a tentativa de transformar milhares de km de deserto em terra arável passou para o segundo plano diante da necessidade de conter uma ameaçadora escassez de água. Enquanto muitos países da região brigam entre si pelos direitos de exploração da água, a Líbia decidiu modificar sua topografia, transformando a areia em solo próprio para a agricultura.
O "Grande Rio" feito pelo homem -, é a rede de 3.700 km de dutos - que transporta a água dos quatro principais aquíferos subterrâneos no sul da Líbia para os centros populosos do Norte. Poços pontuam a tragetória dos dutos, permitindo que os produtores agrícolas utilizem a rede de fornecimento de águas em seus campos.
O "Grande Rio" feito pelo homem, que está quase concluído, é o maior projeto de irrigação do mundo e será usado para desenvolver 160 mil hectares de terra para a agricultura. É também a opção mais barata disponível para irrigar os campos no país onde a água é mais escassa e cuja precipitação média anual é 25mm.
"A precipitação atmosférica está concentrada em 5% da área do país, mais ou menos - 95% da nossa terra é deserto. A  água é mais preciosa para nós do que o petróleo. Aqui na Líbia, a água é vida", diz o Ministro da Agricultura do país.
Assim como a Líbia explora o deserto em busca de petróleo, o governo está fazendo o mesmo para procurar "Água fóssil" - água da Era do Gelo - preservada nos bolsões porosos do Aquífero de Arenito Dúbio. O enorme aquífero estende-se por baixo da Líbia, Egito, Chade e Sudão.
Ele inclui quatro bacias de água potável na Líbia, que contém aproximadamente 10 a 12 mil km³ de água de origem antiga a uma profundidade de 600m sob a superfície do deserto.
A Líbia transfere o precioso recurso do solo para cinco gigantescos reservatórios acima do solo por meio de dutos de concreto. Outros países também estão perfurando o solo em busca de água subterrânea com a mesma intensidade da Líbia.
Novas técnicas de irrigação por gotejamento estão sendo usadas para garantir que a água não seja desperdiçada. Mais de 70% da água deve ser usada como subsídio para a agricultura doméstica, e o restante para consumo dos cidadãos. Ela não é reservada para a indústria pesada.
Por hora, enquanto esguichos gigantescos borrifam 100 mil oliveiras do viveiro de uma estufa cercada por areia nos arredores de Trípoli, os campos líbios estão florescendo!
Este relato vale como exemplo para o povo brasileiro: Um país abençoado pela fartura! de florestas, fauna, flora, água em abundância, mas que não valoriza suas riquezas. Desmatamos... queimamos... poluímos nossos rios com lixos (residenciais e industriais), colocando todo ecossistema em vulnerabilidade. Até quando??? 
Na foto, uma rara vista aérea da região da Líbia. No coração do Saara, a água da chuva que caiu há milênios empoça numa cratera vulcânica.
Fonte: Estadão  

Museu em casa

Até o fim do ano, 12 museus brasileiros chegarão a nossa casa pela tela do computador. O projeto Era Virtual - Exposições Virtuais de Museus Brasileiros, oferece visitas guiadas por áudio pela internet com a intenção de democratizar o acesso à cultura e de formar público para esse tipo de acervo. "Cerca de 90% do brasileiros nunca foram a galerias ou museus. Pensamos em uma maneira de registrar exposições impossíveis de ser remontadas e, principalmente de estimular visitas reais a mostras permanentes", afirma a produtora executiva do projeto.
O mundo virtual permite inovações: na página do museu Cora de Coralina, criado em 1989 na cidade de Goiás Velho, a visitação é embalada por falas da poetisa Cora Coralina. Já no museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, a visita é feita na forma mais próxima à realidade possível, com acesso a todos os cômodos, visão em 360º de todas as partes e até mesmo ampliar imagens de alguns artefatos pequenos, dos 2 mil objetos do Brasil pré-industrial. hoje há salas de exposição em Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina. O objetivo é que até 2012, sejam contemplados museus de todos os estados do país, também nos idiomas espanhol, inglês e francês a exemplo de outros países. Para "espiar" os nossos: http://www.eravirtual.org/
No Museu do Louvre - Paris -, por exemplo,  tem um virtual Tour, dividido em sete galerias - Antiguidades Orientais, Antiguidades Egípcias, Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas, Esculturas, Objetos de Arte, Pinturas e Impressões e Desenhos.
Há mais duas categorias no Virtual Tour, que oferece visitas arquitetônicas e do Louvre Medieval. Só que é necessário ter o plug-in Quick Time da Apple (não é propaganda!) instalado para poder ver as salas e se movimentar por elas através do mouse.
Fonte: R.Vida Simples   

domingo, 29 de agosto de 2010

Frase

"A vida não consiste em ter boas cartas na mão,
     mas sim em jogar bem com as que se tem"

Nova pista sobre os diários de Mussolini

Uma descoberta reavivou os rumores de que o ditador Mussolini, que governou a Itália entre 1922 e 1945, manteve diários em que detalharia sua relação com o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, durante a Segunda Guerra. Segundo o jornal "Daily Mail" -, Rocco Della Morte, filho de Guglielmo Della Morte - que  era membro do governo fascista ( cônsul-geral em Berlim) -, disse que em abril de 1945 seu pai encontrou Mussolini em Milão e recebeu dele, uma mala lacrada.
"A pasta contém as iniciais BM e está fechada por um cadeado. Meu pai presumiu que continha diários e documentos, e não dinheiro, porque Mussolini disse para não abri-la por 80 anos"!!! declarou Rocco. Ele também contou ao jornal que o material foi enterrado, em uma caixa de zinco, perto da fronteira italiana com a Suiça. Guglielmo revelou a existência da pasta ao filho em 1954, quando Rocco completou 18 anos, e pediu segredo. "Mas como estou com 74 anos e não sei se estarei vivo até 2025, resolvi contar a história".
Cauteloso, o historiador de Mussolini, lembra que na década de 1950, Vittorio, filho do ditador, disse que o pai entregara os diários ao embaixador japonês.
Benito Mussolini - o líder ("Duce") do fascismo italiano, ideologia que incluía elementos do nacionalismo, corporativismo, sindicalismo nacional, expansionismo, progresso social e anti-comunismo, combinado com a censura de subversivos e propaganda do Estado, logo após à criação do partido, conquistou a admiração de uma grande variedade de figuras políticas. 
Em junho de 1940, inseriu a Itália na Segunda Guerra. Três anos depois, foi deposto pelo Grande Conselho do Fascismo, motivado pela invasão aliada. Logo após sua prisão ter iniciado, Mussolini foi resgatado da prisão na "operação Gran Sasso" por forças especiais alemãs.
Após seu resgate, chefiou a República Social italiana nas partes da Itália que não haviam sido ocupadas por forças aliadas. Ao final de abril de 1945, com a derrota total aparente, tentou fugir para a Suiça, mas foi capturado e sumariamente executado por guerrilheiros italianos e seu corpo exposto de cabeça para baixo, numa praça pública em Milão.
Agora, as informações inéditas sobre seu diário renovam o interesse por seus relatos pessoais.
Fonte: História Viva 

Como fazíamos sem o RAIO X?

Antes de descobrir a utilidade dos raiosX, só havia dois jeitos de saber o que estava acontecendo dentro do corpo humano machucado ou doente. A primeira alternativa era usar o tato. Apalpar as áreas nas quais os pacientes sentiam dores, os médicos tentavam diagnosticar o problema ou a pessoa morria sem saber o motivo. A outra opção, muito usada em caso de fraturas e contusões, era o bisturi. Com o paciente aberto, muitas vezes sem anestesia, ficava fácil visualizar o estrago.
A situação só começou a mudar em novembro de 1895, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, (1845-1923) encontrou um novo tipo de radiação ao perceber que os feixes de luz, resultados do choque entre elétrons desacelerados e matérias de grande número atômico, deixavam marcas em filmes fotográficos. Outros cientistas da época, especialmente os que trabalhavam com tubos de raios catódicos, já haviam observado os efeitos dos raiosX, mas sem perceber que aquele era um novo fenômeno.
Ao tirar uma chapa da mão esquerda de sua própria esposa, o Dr.Röntgen deu o pontapé inicial para o nascimento da radiologia diagnóstica, já que os raios permitem ver tecidos e estruturas do organismo e ainda ajudam a detectar uma vasta gama de problemas ósseos e tumores.
Tamanho foi o sucesso da descoberta que o cientista recebeu o 1º Prêmio Nobel de Física da história, em 1921. Rapidamente, os bombardeios de radiação ionizante estavam sendo usados em shows públicos, que espantavam a platéia com a apresentação inédita de imagens de esqueletos humanos.
Hoje, os aparelhos de raiosX continuam e suas versões mais modernas como a tomografia computadorizada - continua nos "patrulhando por dentro"... Realmente foi uma "grande descoberta"!  Esta "patrulha", inclusive, é uma das responsáveis  pela longevidade -,  com as doenças detectadas preventivamente, através de diagnósticos precisos, as chances de cura são bem maiores.
Fonte: Aventuras na História
  

sábado, 28 de agosto de 2010

33ª EXPOINTER 2010

Evento que reúne o melhor da genética animal e tecnologia de ponta nas máquinas agrícolas: Expointer - Exposição Internacional de Animais e Máquinas Agrícolas -, foi aberta ao público às 9h deste sábado, no Parque Assis Brasil em Esteio - RS.
A expectativa esperada nesta edição para os animais, protagonistas do evento - a certeza é ultrapassar o recorde acima de R$ 10 milhões em vendas devido ao número maior de leilões e à valorização da temporada. Nas máquinas agrícolas -, a previsão é de superar os R$ 795 milhões de 2009.
A exposição estende-se até o dia 5 de setembro e deverá reunir cerca de 600 mil pessoas em suas mais diferentes atrações já tradicionais, sendo a competição do "Freio de Ouro", a mais esperada.
A competição mais do que um esporte, é a principal ferramenta de seleção da raça de cavalos crioulos e estar entre os melhores significa que o trabalho de melhoramento genético de uma criação deu certo. Carimbar passaporte para a final se torna mais difícil e acirrada a cada edição, o que torna ainda mais atrativa a prova.  

Brasileiros acima do peso!

O brasileiro independentemente do sexo, da região ou da faixa de renda, está engordando e em ritmo acelerado. foi a conclusão do suplemento de antropometria e estado nutricional da Pesquisa de Orçamentos familiares (POF) 2008-2009, divulgado ontem pelo IBGE.
O levantamento mostra que quase a metade da população com 20 anos ou mais no país está acima do peso e 14,8% estão obesos. O problema, no entanto, não se restringe aos adultos e afeta cada vez mais crianças e adolescentes.
A região Sul é a que tem mais homens (56,8%) e mulheres (51,6%) com excesso de peso. Entre os adultos do sexo masculino, enquanto o sobrepeso atinge 36,9% dos 20% mais pobres, alcança 61,8% dos 20% mais ricos (entre as mulheres esta diferença é menor).
A obesidade atinge mais as mulheres: 16,9% delas, contra 12,4% dos homens. No Sul, uma em cada cinco adultas (19,2% delas) sofrem com o problema.
Os números também são preocupantes entre as crianças de 5 a 9 anos. Segundo a pesquisa, 33,5% delas têm excesso de peso e 14,3% estão obesas.
A prática de esportes ou pequenas caminhadas diárias aliadas à educação alimentar são citadas como medidas importantes no combate à obesidade.
As causas são variadas e "muito individuais", como sabemos, mas o que assusta é a tendência a um sedentarismo progressivo!!! 

Mobilização de ONGS na Amazônia

As hidrelétricas na Amazônia entraram no alvo de populações afetadas e ameaçadas por projetos de usinas hidrelétricas nos rios Madeira (em Roraima), Teles Pires (no Mato Grosso) e Tapajós e Xingu (ambos no Pará). A ordem é unificar as estratégias de luta contra projetos de alto impacto socioambiental na Amazônia, bem como, intensificar a luta em defesa da dignidade das pessoas que vivem próximo das bacias dos rios - indígenas, quilombolas, agricultores, pescadores e ribeirinhos - onde o Governo Federal pretende construir os empreendimentos.
Cerca de 600 lideranças sociais e indígenas dos estados de Rondônia, Mato Grosso e Pará participaram ontem (27), do "Iº Encontro dos Povos e Comunidades Atingidas e Ameaçadas" por grandes projetos de infra-estrutura. A sede do  encontro foi a cidade de Itaituba, no Pará.
O objetivo do encontro não poderia ser outro: articular estratégias conjuntas de resistência aos projetos de construção de hidrelétricas no bioma Amazônico.
Fonte: Globo online 

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Frase

"Começamos a entender que, quando nos sentimos
         frágeis,  é que nos tornamos fortes".

Viajando na Arte: "8ºCampeonato Mundial de Tango"

Quando a Argentina festeja o mês do tango, realiza-se na capital Buenos Aires, o "8º Campeonato Mundial de Tango". Desde o dia 13 até o dia 31 de agosto, os argentinos tornam mais evidente sua relação com seu ritmo símbolo.
O evento é anual, organizado pelo Ministério da Cultura da Cidade e oferece, nesta edição, mais de 150 atividades e shows gratuítos. São concertos e espetáculos de danças, bailes de diferentes níveis e estilos e competição entre pares de dançarinos de tango da Argentina e de outras partes do mundo. Ao todo serão 405 casais de 18 países, na disputa.
O Tango é classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Para os argentinos o tango não é apenas uma música. É um estado de alma, pura emoção, sensualidade e paixão. É a tradição é a imagem do país!!! Muy hermoso!

Duas cabeças pensam melhor?

Será que duas cabeças pensam melhor? Esta afirmação ouvimos muito ao longo do tempo. Agora, vamos ouvir que -  Duas cabeças "nem sempre pensam melhor" -, defende um estudo publicado na edição desta semana da revista Science.
Discutir um assunto com outra pessoa antes de tomar uma decisão só vale a pena se a conversa for franca e se ambos os interlocutores tiverem o mesmo nível de competência, mostra o estudo. É especialmente importante que as incertezas de cada um sejam compartilhadas. Se a comunicação não for boa ou se um dos debatedores entender "muito menos do assunto que o outro", o melhor é decidir sozinho!
Para chegar a essa conclusão, cientistas da University College London, submeteram pares de voluntários a um teste em que tinham de observar uma tela cinza em intervalos de tempo e, então, decidir em qual desses intervalos um alvo havia aparecido na imagem. Quando apresentado, o alvo se mantinha visível por apenas 85 milissegundos. Cada participante tinha uma tela própria.
O teste foi realizado em quatro modalidades diferentes, o que permitiu aos pesquisadores controlar tanto o grau de comunicação entre os voluntários - em uma modalidade, eles só podiam informar um ao outro quando acreditavam ter visto o alvo, sem mais elaboração - e, também, o grau de "competência" de cada um, inserindo interferências na imagem que efetivamente tornavam um dos membros do par menos capaz de tomar a decisão correta que o outro.
Cada par de voluntários tomou parte em várias rodadas do experimento, o que permitiu produzir uma série de índices de sucessos e fracassos.
A conclusão foi de que a taxa de sucessos das duplas só superou a obtida pelo membro "mais competente" sozinho quando o grau de competência de ambos os participantes era próximo, e os dois tinham oportunidade de se comunicar livremente - sendo fundamental a troca de informação sobre o grau de confiança de cada um no próprio palpite.
Quando os graus de competência eram muito diferentes, nem mesmo a comunicação franca ajudava a tornar a decisão melhor. Nesse caso, a "ditadura do mais competente" se revela a melhor estratégia!
O próximo passo da pesquisa, em 2011, será de determinar o que acontece quando um dos participantes da decisão tem motivos para mentir sobre seu nível de incerteza - se está tentando impressionar ou se impor sobre o outro, por exemplo.
Portanto, o estudo ainda não é conclusivo!
Fonte: Estadão 

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Viajando na Arte!

A obra do pintor egípcio Mahmoud Said, intitulado "The Whirling Dervishes", será leiloado em 26 de outubro em Dubai.
Os organizadores do evento esperam que a peça seja vendida por um valor entre 300 e U$ 400 mil.
A obra fazia parte da coleção de Mohammed Said Farsi - Ex-prefeito da cidade de Jeddah na década de 1970 e 1980.  Gostava de fazer da cidade uma das maiores galerias de arte a céu aberto do mundo  - com destaque internacional. Ficou famoso no Médio Oriente, pela promoção e valorização das artes visuais. Sua influência veio do Egito, onde cursou a Universidade de Alexandria e lá, montou a mais importante coleção privada de arte moderna.

"Desertificação" na pauta mundial

Na semana passada, aconteceu a "2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas" (o nome do evento é tão longo que foi abreviado para ICID).
Com mais de 200 trabalhos apresentados e a participação de 2 mil pessoas (Cientistas, Sociedade Civil e tomadores de decisão), trouxeram as terras secas para o centro das atenções!
Cientistas de renome afirmaram, mais uma vez, na ocasião, que serão as terras semiáridas e áridas que sofrerão mais - e que já estão sofrendo - com as mudanças climáticas. Como o estresse híbrido já existe, uma leve modificação no sistema de chuvas é catastrófica.
Um em cada três seres humanos vivem em terras secas. Isso significa que mais de 2 bilhões de pessoas convivem diariamente com esse estresse, numa escala planetária!!! e terão sua condição de vida prejudicada apenas pela desertificação. A menos que a sustentabilidade das terras secas seja assegurada, todo o planeta estará ameaçado! A Conferência pretende unir o conhecimento científico ao poder de decisão política, conforme a direção do evento.
Áreas onde a existência do ser humano é marcada por um tênue fio que divide o possível do impossível: A região ao norte do Quênia, ao sul da Etiópia, situada a uma altura média de 500m, é uma delas. As etnias que "escolheram" essas terras áridas como morada - Chalbi ou Kaisut - foram na maioria das vezes empurradas por pressões externas. O solo é por demais seco e pedregoso, a água rara e o calor extenuante.
Os camelos são os únicos animais que podem sobreviver em condições extremas de aridez, como no Quênia. Além de fornecer alimento, eles são também o único meio de transporte.
A Namíbia também sofre com o clima árido. Apenas 1% de suas terras é considerada como cultivável. Mas a baixa densidade populacional consegue atenuar o problema.
Mudanças climáticas tem tudo a ver com o avanço da desertificação. Os impactos provocados na biodiversidade também se refletem nas regiões semiáridas. E, por sua vez, os processos de desertificação impactam a biodiversidade e o aquecimento global.
O documento oficial gerado na Conferência - "A Declaração de Fortaleza" - apresenta 33 recomendações e a última frase resume a urgência da situação: "Faz-se necessária ação decisiva da comunidade internacional. E o momento dessa ação é já"!!!
Desejamos que as ações  saiam logo "do papel"!
Fonte: Época online 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Frase

"A mentira é uma verdade que se esqueceu
                 de acontecer"!

A arte de caminhar

A consciência da necessidade de praticar exercícios físicos é recente. "No começo era o pé", diz o antropólogo Marwin Harris. O pé, não a mão. A mão nos fez humanos - mas antes de sermos humanos somos parte do reino animal, e o nosso corpo precisa atender às necessidades que os animais enfrentam, entre elas a do deslocamento.
O ser humano evoluiu, tornou-se bípede, mas continuou caminhando. E passou a usar a caminhada para outros fins que não o de chegar a um lugar específico: o de buscar determinada coisa.
Praticar exercícios físicos é algo relativamente recente, mesmo porque, no passado, o sedentarismo era a exceção antes da regra; caçadores, agricultores, trabalhadores em geral jamais  pensariam nisso. Mas muito cedo o ato de caminhar adquiriu um significado psicológico, simbólico.
Trata-se, pois, de uma experiência cognitiva, muito necessária nesses tempos em que as pessoas se deslocam sobretudo utilizando carros, trens, aviões. Mas caminhar também envolve um processo de autoconhecimento, quando não de inspiração. "Os grandes pensamentos resultam da caminhada", diz o filósofo F.Nietzsche.
Portanto, desde a antiguidade movimentar o corpo ajudava as pessoas a pensar, tomar decisões e expressar indignação, como mostra a literatura em que enumera artistas e apaixonados como grandes andarilhos...
Muitos escritores abordaram o tema "caminhada". Rosseau disse: "Só consigo meditar quando caminho. Minha mente só trabalha junto com as minhas pernas"!
No contexto atual,  caminhar, se exercitar ajuda  manter uma postura saudável -,  devido as demandas da vida moderna, e fugir do sedentarismo, é  uma obrigação para quem deseja "mente e corpo são"!!!
Fonte: História Viva

Enigmas da História

Apesar da evolução das pesquisas (todo dia é anunciado o resultado de alguma) e do esforço de estudiosos, várias perguntas sobre o passado permanecem sem respostas. Alguns destes mistérios que continuam a desafiar os historiadores, entre outras:
* Como foram construídas as Pirâmides?
* Constantino foi um verdadeiro cristão?
* Os Óvnis surgiram na Idade Média?
* Qual é o paradeiro do tesouro cátaro?
* O Santo Sudário é a mortalha de Jesus?
* Quem envenenava a corte de Luis XIV?
* Quem era o homem da máscara de ferro?
* Napoleão morreu envenenado?
* Quem era Jack o estripador?
* Quem matou John F. Kennedy?
Fonte: História Viva

Campanha ambiental e científica da Nasa

A Agência Espacial Americana - Nasa começou nesta terça-feira (24) a divulgar anúncios, a fim de promover seu programa científico de estudo da Terra, que conta com uma série de missões de observação criadas para analisar e entender as mudanças do planeta.
O diretor do filme "Avatar" - James Cameron -, uniu-se à campanha a favor da ciência lançada pela Nasa - para criar uma consciência ambiental e promover estudos de nosso planeta.
Em breve um vídeo no qual são misturados as imagens de Avatar e as oferecidas pelos satélites da Agência Espacial, descreve algumas das contribuições da Nasa a favor do meio ambiente. Uma frota de satélites orbitam ao redor da Terra - mostra todo o planeta: seus lugares mais remotos, seus mistérios e a poderosa influência dos seres humanos.
Cameron que em seu histórico filme em 3D narra a história de um belo planeta fictício - Pandora -, ameaçado pelos homens que querem explorar seus recursos naturais, pede aos espectadores que cuidem do planeta, pois "todos somos parte de uma rede global chamada Terra".
A Nasa tem em órbita 14 satélites de observação terrestres que estudam a atmosfera, os oceanos, a superfície terrestre e fenômenos como a neve e o gelo.
Por certo uma parceria que vem em boa hora.
Fonte: Folha online

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Frase

"Sonhos não morrem, apenas
adormecem na alma da gente".

Cai a árvore que inspirou Anne Frank

A castanheira que inspirava a jovem Anne Frank enquanto ela se escondia de nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foi derrubada pelo vento e pela forte chuva que atingiram Amsterdã, Holanda, nesta segunda-feira. A planta já estava apodrecendo pelo tronco, fato que levou o governo local à decisão de cortá-la em 2007. Muitas pessoas, porém, protestaram afirmando que a castanheira de 27 toneladas era um símbolo de liberdade.
Nascida em 1929 na Alemanha, Anne Frank emigrou com sua família para a Holanda em 1933. Sete anos depois, a Alemanha de Adolf  Hitler invadiu o país e a jovem judia,  ficou em um esconderijo com a família, num anexo de quartos por cima do escritório do pai dela, em Amsterdã. Enquanto aí viviam ela escrevia em seu diário o que sentia, pensava e o que faziam.
Os longos meses de silêncio e medo aterrorizante, acabaram ao ser denunciada aos nazistas e deportada junto com a família para os campos de concentração nazista de Auschwitz. Depois levaram-na junto com a irmã para Bergen-Belsen, separando-as dos pais. Nove meses depois da deportação, em 1945, Anne morre de tifo, duas semanas antes de o campo ser libertado. Seu diário virou livro em 1947 e, hoje, já foi traduzido em 68 línguas, sendo um dos livros mais vendidos do mundo!!!

O "Espaço" é a fronteira final para a evolução

Conforme estudo, "Espaço Vital", e não "a competição", seria a explicação para ascenção de mamíferos após a extinção de dinossauros.
Charles Darwin poderia estar errado quando argumentou que a competição foi a principal força motriz da evolução. Ele imaginou um mundo em que organismos lutaram pela supremacia e somente os mais aptos sobreviveram.
Mas uma nova pesquisa identifica a existência de um "Espaço Vital", em detrimento da concorrência, como sendo de importância fundamental para a evolução.
Novas evidências questionam o velho ditado de "natureza é vermelha em dentes e garras". O estudo realizado por cientistas da Universidade de Bristol foi publicado no periódico "Biology Letters". A equipe usou fósseis para estudar padrões evolutivos de mais de 400 milhões de anos de história.
Focando nos animais terrestres - os anfíbios, répteis, mamíferos e aves - os cientistas mostraram que a quantidade de biodiversidade e estreitamento se alinha à disponibilidade de "espaço vital" ao longo do tempo.
Viver no espaço - mais conhecido formalmente como o conceito de "nicho ecológico" por biólogos - refere-se às necessidades particulares de um organismo para prosperar. Ele inclui fatores como a disponibilidade de alimento e um habitat favorável.
O novo estudo sugere que mudanças evolutivas realmente acontecem quando os animais se movimentam em áreas vazias do espaço vital, não ocupados por outros animais.
Por exemplo, quando as aves evoluíram a habilidade de voar, o que abriu um grande leque de novas possibilidades que não estavam disponíveis a outros animais. De repente, o céu estava literalmente no limite, provocando uma nova explosão evolutiva.
Da mesma forma, a extinção de dinossauros deixou amplas áreas de espaço vital abertas, dando aos mamíferos sua grande chance. Este conceito desafia a ideia de que a intensa competição por recursos em habitates superlotados é a principal força motriz da evolução.
Por exemplo, "apesar de os mamíferos viverem ao lado dos dinossauros por 60 milhões de anos, eles não foram capazes de competir com os répteis dominantes. Mas, quando os dinossauros foram extintos, os mamíferos rapidamente preencheram os nichos vazios que eles deixaram e hoje os mamíferos dominam a terra", disseram.
Certamente abrem-se os debates para consolidar (ou não), as novas teorias...???!!!
Fonte: Estadão

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Frase

"Somos criativos em excluir, mas inábeis em incluir"!

O Brasil tratado como aterro do lixo europeu

De novo aconteceu: não obstante o esforço para melhorar a imagem do país no exterior, alguns exportadores, burlando as leis, os tratados e as convenções, insistem em tratar o país como aterro do lixo de certos países da Europa. Na terça-feira (17), adentrou no porto de Rio Grande uma carga vinda da Alemanha. Foram descobertas pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - 22 toneladas de lixo doméstico num contêiner que estava identificado com  resíduo plástico industrial. A carga tinha sido embarcada no porto de Hamburgo, no dia 3 de agosto.
Tanto Alemanha como Brasil são signatários do acordo da Convenção da Basileia de 1988, que veda o trânsito deste tipo de material. Os procedimentos de envio somente poderão ser feitos após a concordância formalizada da nação que deverá receber a carga, o que não aconteceu neste caso.
Esta não é a primeira vez. Em 2009, 1,4 mil toneladas de resíduos de naturezas diversas foram repatriadas para o Reino Unido. E também, como agora, foram aplicadas multas para os responsáveis pela importação.
Esse tipo de ocorrência, além de danosa para o meio ambiente, constitui um desrespeito aos brasileiros, que estão sendo tratados como se fossem habitantes de um mero "lixão". Onde estão as autoridades brasileiras para entrar com medidas cabíveis, nos órgãos competentes, para que isto não se repita mais???

Bactéria sobrevive 553 dias no espaço

Cientistas britânicos revelaram que bactérias que foram deixadas durante 553 dias em pleno espaço, sujeitas a condições hostis à vida, conseguiram sobreviver.
No experimento, as bactérias foram colocadas no exterior da Estação Espacial Internacional (EEI), onde ficaram expostas a raios cósmicos, forte radiação ultravioleta e mudanças significativas de temperatura. Além disso, toda a água presente na pedra desapareceu no vácuo espacial.
A experiência é parte de uma missão para encontrar micróbios que poderiam ser úteis a futuros astronautas em viagens de exploração espacial.
Agora, cientistas da Open University, responsáveis pela pesquisa, estão investigando como as bactérias conseguiram sobreviver às provações.
Já se sabe que esporos de bactérias são capazes de sobreviver vários anos em órbita, mas este é o maior período de sobrevivência registrado por cianobactérias (microorganismos que fazem fotossíntese) no espaço. Uma das razões, no entanto, pode ser sua parede celular espessa.
A pesquisa alimentou uma teoria popular, segundo a qual microorganismos podem, de alguma forma, ser transportados de um planeta a outro viajando em rochas - meteoritos - para semear vida onde ela não existe!!!
Fonte: Globo online

Adolf Hitler - quem diria...

Adolf Hitler provavelmente tem seus ascendentes africanos e judeus, dois grupos que ele repudiava. Pelo menos é isso que apontam estudos feitos a partir de amostras de DNA recolhidos entre parentes do ditador nazista, como publica a revista belga Knack.
Um jornalista e um historiador usaram amostras de saliva de 39 parentes de Hitler, rastreados para chegar a essa conclusão. Eles encontraram um cromossoma chamado Haplogroup E1b1b (Y-DNA), raro na Alemanha e na Europa Ocidental.
Ele é geralmente encontrado nos berberes do Marrocos, na Argélia, na Líbia e na Tunísia, assim como em judeus asquenazes e sefardistas - explicou o historiador Marc Vermeeren.
A revista diz que o DNA foi testado sob condições rigorosas de controle para que se chegasse a esse resultado.
É um resultado surpreendente afirmaram especialistas em genética, que reconheceu que Hitler tem ancestrais judeus. Especula-se, também que Alois, seu pai, tenha sido filho ilegítimo de uma empregada doméstica chamada Maria Schickelgruber e de um judeu chamado Frankenberger.
Se ele tivesse tomado conhecimento disto, será que teria mudado o rumo da  história de "barbáries" que  comandou?
Fonte: Globo online

domingo, 22 de agosto de 2010

Frase

"A coisa mais pesada que carregamos é a
                                   vingança"

A mesquita do Marco Zero

Na polêmica sobre o projeto de um Templo Muçulmano perto do World Trade Center está em jogo um princípio da sociedade americana: a tolerância religiosa.
A poucos dias do nono aniversário dos ataques de 11 de setembro às torres gêmeas, em Nova York, o projeto de construção de uma mesquita a dois quarteirões dali põe em xeque um  princípio caro aos americanos: a liberdade e a tolerância religiosas. Dezenas de figuras públicas e entidades civis atacaram o projeto. Consideram uma falta de respeito aos mortos e suas famílias a presença de um centro religioso islâmico tão perto do local que serviu de cemitério para quase 3 mil pessoas. Para uns, trata-se de uma provocação. Para outros, permitir a construção seria a maior prova de que os Estados Unidos são um país livre. O debate ultrapassou a fronteira entre conservadores e liberais.
Uma pesquisa do canal conservador Fox News diz que 64% -, a maioria dos americanos - são contra a mesquita e consideram uma provocação desnecessária.
Muito da dimensão nacional que o assunto ganhou se deve, é verdade, a interesses políticos. No dia 13, o presidente barack Obama se pronunciou sobre o assunto num jantar na Casa Branca para mais de 100 embaixadores e líderes oficiais do mundo islâmico em comemoração ao ramadã, mês em que os muçulmanos fazem jejum durante o dia. "Como cidadão, e como presidente, eu acredito que os muçulmanos têm os mesmos direitos de praticar sua religião como qualquer outra pessoa neste país. Isso inclui o direito de construir um lugar de veneração e um centro comunitário em uma propriedade privada em Manhattan, de acordo com as leis e regulamentações locais". A declaração foi rapidamente usada pelos republicanos, que passaram a vender a imagem do desrespeito às vítimas do 11 de setembro e associar o presidente ao islã (ele é cristão protestante).
A liberdade religiosa é um dos princípios básicos da sociedade americana. Por causa dela milhões de pessoas imigraram para os Estados Unidos nos últimos dois séculos. Thomas Jefferson, um dos pais da Independência Americana, escreveu certa vez que "entre nossas bênçãos inestimáveis está a liberdade de reverenciar nosso Criador da forma que acharmos mais satisfatória a Seu propósito". É esse o princípio que os defensores da mesquita julgam defender; é esse princípio que seus adversários julgam estar sendo vítima de abuso.
Apesar de todo o esforço pela promoção da tolerância religiosa, o coordenador do Conselho de Relações Americano-Islâmicas, em Washington, defende uma maior atuação da mídia e dos políticos no controle desse pensamento xenófobo: "A islamofobia está crescendo muito rápido, principalmente devido à omissão dos políticos. Eles precisam insistir no discurso de que todos somos americanos. A mídia e os líderes de outras religiões têm de questionar esses novos "grupos de fobia".
Para Graham Fuller, ex-agente da CIA e estudioso do radicalismo muçulmano - "o islã não é o problema, a política externa americana é que representa o maior combustível ao fanatismo".
Fonte:Revista Época

Indiretas já!

Indiretas já! Sob este título, vou transcrever trechos de um artigo do jornalista e escritor- Flávio Tavares - publicado no jornal Zero Hora, porque compartilho das suas idéias.
"Mais do que a eleição em si, as "pesquisas" dominam a atenção. Imprensa, rádio e TV destacam previsões de "institutos", como num torneio de adivinhação. O eleitor, bombardeado por essa tosca futurologia, não avalia os candidatos e só mira o apregoado final. Os novos cartomantes igualam a eleição a aposta em carreira de cavalos.
Assim, noutro ambiente e com outros meios, retrocedemos em parte, às eleições indiretas da ditadura, que nem eleições eram, mas nomeações impostas, convalidadas pelo tal "colégio eleitoral". Em 1985, a campanha pelas "diretas já" mobilizou milhões de jovens que jamais haviam votado para presidente e governador. Queriam exercer um direito essencial - votar livremente, sem interferências.
Restabelecida a eleição direta, outro tipo de interferência leva, agora, a um retrocesso. Sem saber, absortos pelas "pesquisas", estamos todos envolvidos em convalidar novo e bizarro tipo de eleição indireta.
Antes, o Congresso escolhia o presidente da República. Agora, quem busca ter essa tarefa são os "institutos" de pesquisa, que nem institutos são, mas empresas destinadas ao lucro. Não são instituições científicas de pesquisa, como as universidades, por exemplo. Ao contrário, são empresas que usam tudo (de artifícios à verdade) para chegar ao que foi encomendado pelo cliente contratado por dinheiro.
Como as "pesquisas" chegam aos resultados? Qual o método ou a metodologia de escolha dos entrevistados? Pode-se saber? Ou é segredo como a fórmula da coca-cola?
Nem sequer ficamos sabendo "quem nos representa". Antes, pelo menos sabíamos que o deputado fulano e o senador beltrano escolhiam por nós e em nosso nome. Agora, somos "representados" por anônimos. Gente desconhecida que vota antecipadamente por nós, que nos "representa" sem nos representar. E, assim, nos comanda.
Não há nada de científico em que 2 mil pessoas escolham em nome de 120 milhões de eleitores. Onde foram selecionadas essas pessoas? Quem são? quem de nós conhece alguma delas?
Nessa simplificação numérica, quem está em perigo é o sistema democrático. Todos os candidatos deveriam rebelar-se contra essa forma de explorar a sensibilidade do eleitor e transformá-lo em mosca que esvoaça direto ao mel.
A eleição em si é a única pesquisa! Foi instituída para pesquisar a preferência popular. Agora corre-se o risco de que a "pesquisa antecipada" substitua a eleição. A eleição torna-se supérflua quando a "pesquisa" é quem guia"!!! 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Momento de lembrar "Maquiavel"!

No período eleitoral, vale a pena lembrar uma figura fundamental da história da política: Nicolló Macchiavelli, em italiano, (1469-1527). Ao contrário do que muitos pensam e do que reza a lenda, Nicolau Maquiavel não foi um oportunista mau caráter. Foi historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. Reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveria ser
A expressão - "maquiavélico" - para definir alguém esperto e sem escrúpulos é uma deformação histórica. Maquiavel foi, realmente muito sagaz e de grande visão, mas tinha muitos escrúpulos. "O mais seguro é fazer aquilo que é costume. Quem deixar de fazer o que é de costume, para fazer o que deveria ser feito, encaminha-se mais para a ruína". Em textos soberbos cultivou uma ironia discreta em relação ao seu tempo, carregada de desalento resignado em face da realidade, característica que muitos confundem com cinismo: A admiração (e o ódio) que sua inteligência despertou naquele tempo deriva da coragem que teve ao escrever certas verdades: "É muito seguro ser temido do que ser amado. Os homens são capazes de ofender a quem amam. Mas não têm coragem de ofender aquele que temem, pois este poderá castigá-los". Então, Maquiavel não era "maquiavélico". Era realista e entendia o jogo político!!!
(Pesquisa internet)

Novo filme de Almadóvar

O cineasta espanhol Pedro Almadóvar (sempre interessante!) começará a rodar na próxima semana seu novo filme, "La Piel que Habito", protagonizada por Antonio Banderas.
O filme se inspira no romance "Tarântula", do escritor francês Thierry Jonquet, que relata quando, a partir da morte de sua mulher em um acidente de carro, um eminente cirurgião plástico se interessa pela criação de uma pele com a qual poderia tê-la salvado.
Doze anos depois, consegue cultivar esta pele em laboratório, aproveitando os avanços da terapia celular, o que leva o médico a atravessar a uma porta até então proibida: a transgênese com seres humanos.
No entanto, este não será o único delito que ele cometerá nessa trama altamente instigante!!!
as filmagens, que durarão 11 semanas começarão em Santiago de Compostela e no Pazo de Oca. Além da Galícia, o filme também será rodado em Madri e Toledo.
No elenco - Além de Antonio Banderas, Elena Anaya e Marisa Paredes - , entre outros...
Fonte: globo online

Cratera no Egito indica que mesmo os menores asteróides são perigosos

Com a recente descoberta, no Egito de uma das crateras de impacto mais bem conservadas do mundo, formada por um meteorito milhares de anos atrás, os cientistas encaram o futuro da ciência egípcia com entusiasmo. A cavidade de 45m de diâmetro e 16m de profundidade, batizada de Kamil, se encontra a sudoeste do deserto egípcio, perto da fronteira com o Sudão, em uma zona característica  por sua inóspita superfície. Não há nada lá, nem vento, o que permitiu que a cratera se mantivesse tão bem conservada. Esse nível de preservação só pode ser encontrada na lua, segundo os cientistas que fazem os estudos na região.
A cratera foi observada pela primeira vez por uma equipe de italianos em uma missão do Google Earth, há dois anos. Diante da descoberta, foi formada uma equipe de cientistas italianos e egípcios, do Museu Nacional da Antártida de Siena, na Itália, para analisar a zona e decifrar a origem da cratera.
Além de sua excepcional localização, seu bom estado de conservação se deve ao fato de o meteoro que a originou não ter se fragmentado ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, segundo publicação da revista Science.
Entre os estudos a serem aprofundados, um deles seriam os riscos e os danos que podem ser causados por um novo meteorito no futuro. A cratera Kamil foi produzida por um meteorito do qual restaram 1,7 toneladas de fragmentos, incluindo o pedaço maior que existe no Egito, de 85 kg.
Os cientistas egípcios começam a considerar o que décadas antes podia parecer impossível por lá, um país no qual a ciência não foi prioridade durante muitos anos. A despesa em pesquisa no Egito é muito baixa. Os pesquisadores egípcios estão entre os mais mal pagos dos países árabes e a maioria dos instrumentos que são utilizados são de tecnologia de países desenvolvidos como EUA, França e Inglaterra.
O achado da cratera Kamil encoraja os cientistas na medida em que encoraja o governo a destinar mais verba à pesquisa no país, porque vê nela resultados de interesse mundial.
Fonte: Estadão

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Lua está "encolhendo"???

Será que a Lua está mesmo "encolhendo"? É o que estão afirmando alguns pesquisadores - o raio da lua provavelmente perdeu cerca de 100 metros em algum momento do último bilhão de anos - , e é possível que o satélite ainda venha a encolher mais, diz o pesquisador Thomas Watters, do Smithsonian Institution, autor de artigo sobre o assunto publicado na edição desta semana da revista Science.
Eles baseiam a conclusão à análise de imagens produzidas pela sonda Lunar Reconnissance Orbiter, da Nasa.
Em órbita desde junho de 2009, a sonda encontrou, espalhados pela Lua, novos exemplares de um tipo especial de elevação avistado anteriormente por três missões Apollo - 15-16 e 17 -, mas exclusivamente na região do equador, sendo descritas essas formações como estruturas principalmente lineares, que se parecem com um degrau baixo, na paisagem. Têm menos de 100m de altura, e poucos km de extensão.
A distribuição regular sugere, de acordo com os pesquisadores, que escarpas seriam como cicatrizes deixadas pelo encolhimento da Lua, ocorrido à medida que o satélite perdia seu calor original para o espaço.
Portanto, a conclusão do estudo é  que - "O interior da Lua vem se resfriando devagar, à medida que esfria, ele se contrai, fazendo com que a crosta se ajuste à redução do volume interior. A pequena idade aparente das escarpas deixa aberta a possibilidade que a Lua ainda seja tectonicamente ativa e ainda esteja encolhendo".
Fonte: Estadão

Dia histórico para o Iraque: Tropas dos EUA começam a sair do país...

Enfim, as últimas tropas de combate norte-americanas começaram a sair do Iraque em direção ao Kuwait na noite de ontem (18), mais de sete anos depois da invasão liderada pelos Estados Unidos que derrubou o ditador Saddam Hussein. A retirada das tropas americanas do país havia sido anunciada pelo presidente, Barack Obama, para o final do mês.
Foi informado que 56 mil soldados americanos permanecerão no Iraque após a saída da brigada. Este número deve cair para 50 mil no dia 31 de agosto, quando os Estados Unidos declararem o fim de suas operações de combate no país, limitando a presença de seus militares a missões de treinamento e assessoramento para que as tropas ajudem as forças iraquianas a assumir suas próprias tarefas de segurança. Em algumas semanas todos os membros das tropas devem deixar o país e até a metade de setembro, todos já deverão ter retornado aos EUA.
O presidente americano disse que está, desta maneira, mantendo a promessa feita durante sua campanha eleitoral, para o fim da guerra, de forma responsável, e como presidente tem deixado explícito em suas garantias aos norte-americanos que nenhum único membro do serviço dos Estados Unidos permanecerá no Iraque até janeiro de 2012. A invasão começou em março de 2003 e a guerra deixou mais de 4,4 mil soldados americanos mortos, além de dezenas de milhares de iraquianos que perderam a vida.
Fonte: Globo online

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Frase

A generosidade é um dos maiores sonhos
que devemos difundir no grande "caos social".
                 ( Do livro: "O Vendedor de Sonhos")

Uma catástrofe geopolítica no Paquistão

A ONU lançou ontem (18) um grito de alerta: duas semanas depois do início das inundações no Paquistão, a ajuda é escassa e milhões de pessoas enfrentam o perigo da alta dos preços e de enfermidades mortais.
A catástrofe apresenta uma particularidade que a diferencia de tragédias recentes, como o terremoto do Haiti: as implicações geopolíticas - o Paquistão, que possui a bomba atômica -, é um dos países mais instáveis do planeta, refúgio dos talibãs e dos líderes da AlQaeda que combatem os EUA e seus aliados no vizinho Afeganistão. 
A péssima imagem mundial do Paquistão explica em parte a pouca ressonância na comunidade internacional e entre os doadores privados. A ONU não recolheu nem a metade dos 356 milhões de euros que pediu a seus membros na semana passada.
Os talibãs vêem as inundações como uma imensa oportunidade para recrutar seguidores no Paquistão, mais do que um desastre. Para os EUA, a instabilidade no país, unida ao anti-americanismo de seus habitantes, representa um dos maiores obstáculos na estratégia bélica do Afeganistão. Mas, o desastre também representa uma oportunidade para melhorar a imagem em seu aliado mais problemático e obter uma vantagem diplomática.
Comparado ao desastre do Haiti, o número de mortos é baixo, mas a superfície e sobretudo a quantidade de pessoas afetadas, assim como os efeitos de longo prazo, converte a catástrofe em uma das mais graves dos últimos anos.
Um dos motivos - talvez o principal - pelo qual os EUA insistem na guerra do Afeganistão é o temor de um cenário apocalíptico, no qual uma vitória do talibã contamine o Paquistão e que os talibãs e a AlQaeda consigam controlar  o país e sua "bomba nuclear"!
O problema é que, ao mesmo tempo em que o Paquistão é um aliado dos EUA, também é o principal reduto de seus inimigos. E, como confirmaram documentos americanos sobre a guerra afegã publicado pelos jornais em julho, os próprios serviços secretos paquistaneses colaboram com os talibãs afegãos.
Agora, a ausência de um estado forte, que todavia pode se debilitar ainda mais por causa da crise, os radicais tentam preencher o vazio. Se alguém tem fome, se alguém tem sede e recebe água, não vai perguntar se a oferta vem de um moderado ou de um extremista.
Outro problema é que as regiões mais afetadas pelas inundações são as mais pobres e menos alfabetizadas do país, onde prosperam os movimentos extremistas e separatistas: a crise pode reforçar esses movimentos, o que terá repercussões do outro lado da fronteira. Isso significa que a guerra do Afeganistão pode se tornar mais sangrenta, dizem os especialistas.
Fonte: Veja online  

Ondas do mar poderão fornecer energia à Austrália

As ondas que arrebentam na costa sul da Austrália contém energia suficiente para fornecer até três vezes mais a energia necessária ao país, afirmaram cientistas na terça-feira(18), em um estudo que ressalta a escala da energia verde australiana.
Publicada no último número da revista Renewable and Sustainable Energy, a pesquisa vem a público enquanto o país se esforça para se desprender de anos de uso de carvão - que é barato, mas polui muito - e colocar um preço nas emissões de carbono.
Oceanógrafos, da agência de pesquisas de financiamento estatal Csiro, estudaram como a energia das ondas se propaga pela plataforma continental e o quanto é perdido. O objetivo foi montar um quadro com a quantidade de energia em bases anuais e a confiabilidade dessa fonte energética. 
O governo aprovou leis que exigem que 20% da geração de eletricidade provenha de fonte renovável até 2020 a fim de cortar as emissões de carbono; a energia eólica provavelmente será a base dos investimentos em energia verde. A forma de aproveitamento da energia das ondas ainda está sendo desenvolvida.
O país é um dos principais emissores  de carbono do mundo desenvolvido e depende do carvão para gerar cerca de 80% de sua eletricidade.
A preocupação com o ambiente é a marca deste projeto que certamente trará grandes benefícios ao planeta!!!  

Cidade suiça abriga "Festival de Verão"

A cidade de Lucerna, na Suiça, capital do cantão de mesmo nome, não é uma cidade grande. Com 60 mil habitantes, até o dia 18 de setembro deverá dobrar, quando inicia o Festival de Verão - este ano tem como tema Eros, o "deus do amor" - , e transformará os teatros, as igrejas e as ruas da cidade em palcos. Eles vão abrigar uma programação extensa, que inclui apresentações de orquestras sinfônicas e solistas.
O Centro Histórico e até as pontes que cruzam o Rio Reuss serão usados pelos eventos do festival, que terá entre as suas principais atrações as apresentações de óperas como "Tristão e Isolda", de Wagner, além de duas versões de "Romeu e Julieta". A abertura terá uma performance da Orquestra do Festival de Lucerna, da ópera "Fidélio", de Beethoven.
A cidade já foi chamada de "Veneza suiça", e guarda muitas histórias. Seu cartão-postal são suas pontes: ao todo são sete e durante o festival deste ano funcionarão lá, duas instalações audiovisuais.
Fonte: Globo online 

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Frase

"A política nos reúne nos opondo: ela nos opõe
     sobre a melhor maneira de nos reunir".

China passa Japão - é 2ª economia global

A China ultrapassou o Japão e hoje é a segunda maior economia do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos. No segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês foi de 1,33 trilhão de dólares. O japonês, 1,28 trilhão. O PIB norte-americano em 2009 ficou em torno de 14 trilhões.
Para especialistas, o fato de ter desbancado o Japão (depois de passar Alemanha, França e Reino Unido) reforça as previsões de que a China ultrapasse os EUA e se torne a maior economia mundial em 2030.
Pesa, entretanto, contra a China, ter espaço territorial semelhante ao dos EUA, mas abrigar um quinto da população mundial e dispor de recursos insuficientes. Hoje, a população gira em torno de 1,4 bilhões de pessoas, alguns analistas estimam, no entanto, que este número seja ainda superior, isso devido a muitos pais que não fazem o registro do segundo filho, temendo repressões por parte do Estado que estabeleceu uma política de controle de natalidade. Dessa forma o número pode saltar para 1,7 bilhões. A renda per capita é em torno de 3,6 mil dólares, próxima da Argélia e El Salvador, contra os 46 mil dólares dos EUA.
Fonte: Folha online

Fenômenos da natureza que poucos conhecem...

Os fenômenos naturais são absolutamente impressionantes! alguns são raros que nem a ciência, com todo avanço tecnológico, é capaz de identificar. Imagine que a natureza nos oferece a possibilidade de vermos, por exemplo, várias - Pedras que se movem - sozinhas!!!
Nuvens Mammatus - aparentemente assustadoras, as nuvens Mammatus são mensageiras de tempestades e outros eventos meteorológicos extremos. Normalmente compostas de gelo, elas podem se estender por centenas de quilômetros em vários sentidos e formações, permanecendo visíveis e estáticas entre 10 minutos e 1 hora.

Colunas de Basalto - fenõmeno que ocorre com o resfriamento de um fluxo de lava espessa, formando uma malha geométrica com notável regularidade. Um dos mais famosos exemplos é o "Giant's Causeway", na costa da Irlanda, na foto.

Arco-Íris de Fogo - Este raro fenômeno só ocorre quando há a participação do sol e das nuvens. Cristais dentro das nuvens refratam a luz em várias ondas do espectro, fazendo surgir cores entre as nuvens. Devido a raridade com que este evento acontece, existem poucas fotos.

Buracos Azuis - São gigantes elevações subaquáticas, que levam este nome pela tonalidade de azul que apresentam quando vistos do alto. Normalmente possuem centenas de metros de profundidade e tem ambiente desfavorável para a vida marinha, já que a circulação de água é ruim.

Maré Vermelha - São formadas pelo súbito aumento do fluxo de algas de cor única, que podem converter uma parte da água em uma cor vermelho sangue. Embora fenômenos desta natureza sejam relativamente inofensivos, alguns podem ser mortais, causando a morte de peixes, aves e mamíferos marinhos. Em alguns casos até os seres humanos podem ser afetados.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Frase

"A alma não tem segredo que o
comportamento não revele"!    
                          (Lao Tsé)

Areias das praias brasileiras sob ameaça

A escassez progressiva da areia pode fazer com que algumas praias do litoral brasileiro desapareçam do mapa, principalmente nas cidades.
A afirmação é do geólogo e geógrafo Dieter Muehe, para quem  os maiores vilões desses fenômenos são o aquecimento global e as ações nocivas do homem  ao meio ambiente.
Em entrevista, ele explicou que as mudanças climáticas estão provocando elevações do nível do mar e tempestades em ritmo acelerado, tornando vulneráveis as faixas de areia de muitas praias do país. "As regiões urbanas são as que correm mais risco, pois geralmente a perda de areia não é resposta natural e a orla sofre maior erosão, conforme já está acontecendo com algumas praias no Rio de Janeiro.
O estudo foi apresentado na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O alerta de que é fundamental investir em estudos sobre as fontes de sedimentos, com depósito de areia adequado, "além de saber como tirá-la para não afetar a biologia da área. O certo seria adotar faixas de não-edificação, conforme previsto por lei, que variam de 50 a 200m, e assim haveria um espaço de ajustamento da linha da costa". 
Portanto, foi dado o alerta!!!
Fonte: Estadão

Um "Gari Espacial"

O crescente problema do lixo espacial que vem preocupando (principalmente), os cientistas dos programas espaciais, e que arrisca transformar num campo minado a órbita da Terra, virou uma das prioridades da política espacial anunciada este ano pelo presidente dos EUA. Para enfrentar o problema, a Darpa, a Agência de Programas Estratégicos Americana, a mesma que criou a internet, está financiando o desenvolvimento de um caminhão de lixo espacial - o "Comlurb"- equipado com 200 redes que poderia recolher parte desta tralha, assim como fazem os caçadores de borboletas.
A ideia inicial é, com 12 destes "caminhões", retirar de baixa órbita 2465 objetos de mais de 2kg já identificados. O lixo recolhido poderia voltar à Terra com a queda controlada destas naves, ou, ainda, ser reciclado e reutilizado ainda em órbita, servindo de matéria-prima para outras missões, como a construção de satélites e estações espaciais. Segundo a companhia responsável pelo projeto, os primeiros testes estão previstos para 2013.
Fonte: Globo online

domingo, 15 de agosto de 2010

Versos

"Este é o Brasil de bombachas,
é a saga da raça guerreira, sempre
nos fundões desta Pátria se acha,
um Gaúcho abrindo fronteiras."
(Autoria desconhecida)

ITAQUI ÁUDIO VISUAL CHAMA CRIOULA MPEG1.mpg

Entregues os "Kikitos" - "38º Festival de Cinema de Gramado"

O 38º Festival de Cinema de Gramado terminou neste sábado, consagrando como:
Melhor filme: "Bróder", de Jeferson De
Direção - Jeferson De
Atriz - Simone Spoladore, por "Não se Pode Viver sem Amor"
Prêmio Especial do Júri - "O Último Romance de Balzac", de Geraldo Sarno
Roteiro - "Não se Pode Viver sem Amor", de Jorge Durán
Fotografia - "Não se Pode Viver sem Amor"
Montagem - "Bróder"
Trilha Sonora - "Bróder" e "Ponto Org", de Flávia Castro
Prêmio da Crítica - "Diário de uma Busca", de Flávia Castro
Júri Popular - "180º", de Eduardo Vaisman
Longas Estrangeiros:
Melhor Filme - "Mi Vida con Carlos", de German Berger (Chile)
Prêmio Especial do Júri - "La Yuma", de Florance Jaugey (Nicarágua)
Prêmio da Crítica - "El Vuelco del Cangrejo", de Oscar Ruiz Navia (Colômbia)
Júri Popular - "Mi vida con Carlos"

Garrafas de uísque de 100 anos...

Uma caixa com 11 garrafas de uísque que ficou presa na Antártica por um século, foi aberta nesta sexta-feira.
A caixa resgatada da cabana antártica do lendário explorador Sir Ernest Shackleton depois de ter sido encontrada em 2006, foi degelada muito lentamente nas últimas semanas, no museu Canterbury na Nova Zelândia. Estavam embrulhadas no papel e na palha que as protegeram dos rigores da expedição Nimrod, liderada por Sir Ernest, em 1907.
A temperatura de -30ºC não foi suficiente para congelar a bebida, fabricada em 1896 e 1897, encontrada em estado líquido!!! A caixa que continha o "Scotch Mackinlay's" será examinada por mestres produtores para determinar se é possível reproduzir a receita, que se perdeu, mas o lote não será degustado - será preservado como relíquia!!!
Fonte: Estadão

sábado, 14 de agosto de 2010

Frase

"Para que o mal triunfe, basta apenas que
     os homens bons cruzem os braços".
                                (E.Burke)

Longevidade dos Japoneses

Já faz um quarto de século que as mulheres japonesas podem se orgulhar de ter a maior expectativa de vida do planeta. Em 2009, a longevidade delas chegou a um recorde: 86,4 anos, quase cinco meses superior à do ano anterior. Os homens do Japão também não ficam muito atrás, mas ocupam o quinto lugar no mesmo ranking, com a expectativa de viver 79,5 anos - quatro meses a mais do que em 2008.
A boa alimentação, os exercícios regulares e a qualidade e fácil acesso ao atendimento de saúde no país são fatores de peso nesta fórmula de sucesso. o Ministério da Saúde agrega outro: o avanço no diagnóstico e tratamento de doenças de risco.
Apesar de não haver provas científicas, a maioria dos especialistas concorda que os japoneses vivem mais também por fatores genéticos. E as tradições familiares formam outro ponto importante no aspecto psicológico, que ajuda a pessoa a viver melhor.
existem alguns segredos japoneses:  *comer com moderação - , a dieta tradicional é à base de peixe, arroz e vegetais cozidos.
*Fácil acesso a um sistema de saúde de qualidade
*Alto padrão de vida na terceira idade, em comparação a outros países
*Exercícios físicos regulares
*Avanço no diagnóstico e tratamento de doenças de risco
*Hereditariedade
*Alta taxa de alfabetização - os idosos japoneses têm muito acesso a informações sobre saúde e bem-estar por meio da imprensa.
O Japão tem 40.399 centenários, mais do que o triplo de uma década atrás.
Expectativa de Vida no ranking mundial:
Mulheres - 1º Japão - 86,4
                  2º Hong Kong - 86,1
                  3º França - 84,5
                  Brasil - 76,71
Homens -  1º Catar - 81
                  2º Hong Kong - 79,8
                  3º Islândia 79,7
                      Suiça 79,7
                  Brasil - 69,11
Fonte: J.Zero Hora