quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Astrofísico sugere que "raios em bola" podem ser explicações para Óvnis

A visão de alguns objetos  voadores não identificados (óvnis) pode ser explicada por fenômenos atmosféricos como os chamados "raios em bola", diz o astrofísico australiano Stephen Hughes.
O cientista fez um detalhado estudo sobre um evento incomum ocorrido em 2006, quando grandes meteoros foram observados no céu de Brisbane (leste da Austrália).
Sua aparição ocorreu ao mesmo tempo em que um objeto brilhante e verde foi visto sobre montanhas da região. Ele criou uma teoria relacionando o objeto - supostamente um raio em bola, fenômeno raro que às vezes se segue a relâmpagos - aos meteoros.
A ideia dele é que a passagem de um dos meteoros pode ter desencadeado momentaneamente uma conexão elétrica entre a atmosfera e o solo, provendo energia para que o raio em bola "altamente luminoso" aparecesse sobre as montanhas. Disse que o extraordinário episódio, testemunhado por diversas pessoas, fez com que muitas acreditassem ter visto um óvni.
"Se você une fenômenos atmosféricos não explicados, talvez de natureza elétrica, à psicologia humana e ao desejo de ver algo - Isso pode explicar a visão de óvnis".
Outro cientista, John Abrahamson, da Universidade de Canterbury (Nova Zelândia), que estudou os raios em bola, considerou a teoria de Hughes "relativamente verossímel" e com "conexões interessantes". Mas, ressaltou, falta muito até que todos estejam satisfeitos com a solução (para o mistério associado a óvni). É verdade!!!
Mas, Hughes diz que seus estudos têm o objetivo de iniciar um debate sobre o tema. "não é uma teoria vigorosa, é uma sugestão que pode valer a pena que seja explorada".
Fonte: Folha.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário