terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ecocity: a maior mina do mundo vira cidade sustentável

O buraco da segunda maior mina já escavada pelo homem, na Rússia, será preenchido por uma cidade sustentável, que irá funcionar toda debaixo da terra.
Localizada na Sibéria, a mina de diamantes Mirniy abriu uma cratera de 1 km de diâmetro e 550m de profundidade!!! A Ecocity 2020 vai ser construída para preencher esse buraco da mina. Será uma cidade vertical com jardins, florestas, áreas de lazer, setores residenciais e comerciais.
Quem for morar por lá vai ter que ralar as pernas (ou usar os prováveis elevadores e rampas) e também estará comprometido com reciclagem e reaproveitamento: as regras ambientais da cidade serão muito rígidas.
Haverá uma cúpula de vidro para cobrir todo o local, de forma a proteger a Ecocity das temperaturas extremas da Sibéria - lá, pode chegar a fazer -40ºC no inverno! O "teto" da cidade também terá células fotovoltaicas para gerar energia para todos os 100 mil habitantes que a cidade vai comportar. A construção da Ecocity é um grande passo para a Rússia e também para a engenharia e arquitetura sustentáveis: se der certo, vai virar um modelo de reaproveitamento de espaços devastados pela ação humana que eram considerados improdutivos.
Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário