Pesquisadores ingleses criam microblog de soldado da antiguidade para narrar o cotidiano da ocupação da Britânia no século I.
"Na neve, minha armadura fica fria como se fosse gelo sobre minha túnica, fazendo queimar minhas mãos e pés. Com certeza, até a Marinha é melhor que isso"!!! Essa é uma das tuitadas mais recentes do soldado romano Marcus Julius Latinus, um jovem de 26 anos em plena campanha militar no gélido norte da atual Inglaterra. Desde outubro, o legionário tem usado o microblog para contar como é seu seu dia-a-dia. O único detalhe é que os fatos que narra aconteceram há quase 2000 anos atrás.
O twitter do personagem foi inventado por especialistas em história romana de um museu em Carlise, cidade inglesa pertencente à região da Cúmbria, no norte do país, perto do local onde foi erguida a Muralha de Adriano. Apesar do tom de brincadeira, as informações colocadas no "I, Tweetus" (nome dado ao projeto) têm um fundo histórico: de fato os romanos estavam invadindo a Britânia no inverno de 72, sob as ordens do imperador Vespasiano. O cotidiano de Marcus Latinus é criado com base naquilo que as pesquisas históricas revelaram sobre essa campanha militar.
Além do "I, Tweetus", o museu criou um site com textos e imagens de achados arqueológicos que revelam um pouco da história da ocupação romana no norte da Inglaterra. O link para acessar a página é www.iromans.co.k/welcome-iromans
Fonte: História Viva
Nenhum comentário:
Postar um comentário