domingo, 19 de dezembro de 2010

Sofrendo pela ciência

Numa justa  homenagem, a revista "Popular Science" organiza a lista de cientistas que correram perigo por descobertas importantes - pesquisadores que foram um passo além pelo progresso da ciência. A publicação organizou em sua versão online uma galeria de imagens de todos aqueles corajosos que correram perigo, por descobertas importantes.
Um dos exemplos é do brasileiro John Paul Stapp - nascido na Bahia, filho de um pastor norte-americano - ele foi um oficial de carreira da Força Aérea norte-americana e ficou conhecido como o "homem mais rápido do mundo".
Em suas pesquisas para determinar qual a maior velocidade a que o corpo humano poderia  e os efeitos da desaceleração nos humanos ele sofreu inúmeras fraturas, hemorragias e teve as retinas deslocadas (o que resultou em problemas de visão até o fim da vida). Mas não foi em vão. Seu trabalho teve um profundo impacto na aviação e na indústria automotiva.
Além deste exemplo, a revista também lembra cientistas que, em 1933, decidiram entrar em um vulcão protegidos apenas com uma armadura; Klaus Hansen, que bebeu água pesada em 1935; Robert Koch, que se contaminou propositadamente com cólera em 1892 e diversos outros abnegados que foram além do seu tempo...! 
 Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário