terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fábrica de Oscar Shindler vira museu

A antiga fábrica de utensílios de cozinha tornou-se atração turística na cidade de Cracóvia, na Polônia. O estabelecimento pertenceu a Oscar Shindler e foi ali que o cineasta Steven Spielberg filmou a "Lista de Shindler", em 1993.
As instalações fabris foram recentemente transformadas em museu e o cenário do longa-metragem dedicado ao industrial alemão que protegeu centenas de judeus durante o Holocausto agora está aberto para visitação.
A primeira exposição permanente mostra como era a vida na cidade antes e durante a ocupação nazista, entre 1939 e 1945. Inclui também uma mostra sobre a biografia de Shindler e de seus 1.200 funcionários judeus que escaparam dos campos de concentração. Por meio de fotos, documentos e móveis originais, painéis de parede em tamanho natural e telas multimídia com recursos visuais e acústicos, o visitante é transportado para os tempos da guerra.
Durante a ocupação nazista, a fábrica de Shindler também passou a abastecer a produção bélica nazista. Com o final do conflito, o local passou a produzir material de telecomunicações e seguiu até 2002, quando a empresa fechou as portas.
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário