sexta-feira, 28 de outubro de 2011

57ª Feira do Livro de Porto Alegre

A cerimônia de abertura da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, aconteceu nesta sexta-feira (28), às 18h. Considerada o maior evento literário a céu aberto das Américas, a feira será realizada no período de 28 de outubro a 15 de novembro. A expectativa, este ano, é de que reúna um público de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas, mais que o dobro do número de visitantes que estiveram na 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
A Feira do Livro de Porto Alegre já faz parte das tradições culturais do estado do Rio Grande do Sul, vem sendo realizada, ininterruptamente, nos últimos 57 anos. É um evento regional celebrado em grande estilo, por uma população que incorporou a leitura como hábito diário.
Localizada na área central da cidade, a feira terá, este ano, o expressivo número de 800 sessões de autógrafos com escritores que estão lançando livros, além de 400 encontros com autores e cerca de 200 palestras e debates que abordam o universo do livro, leitura e literatura. Haverá, também, contação de histórias para o público infanto-juvenil.
A novidade deste ano será a inclusão de dias temáticos na programação do evento. Diariamente, um tema diferente será abordado nas atividades culturais destinadas a adultos e crianças. Serão tratados desde assuntos como os livros e as bibliotecas até questões sobre direitos humanos, antropologia e ecologia
A Feira do Livro de Porto Alegre foi homenageada pela Presidência da República com a medalha da Ordem do Mérito Cultural, no ano de 2006, em reconhecimento ao grande valor cultural que a feira tem no estado do Rio Grande do Sul e no país. Em 2010, foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Cidade de Porto Alegre, pela Secretaria Municipal da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário