Em setembro, a Anvisa determinou que a partir de 2012 a venda de mamadeiras que contenham Bisfenol A está proibida. O BPA, como é conhecido, é a matéria-prima utilizada na fabricação do policarbonato, plástico resistente utilizado em alguns produtos como mamadeiras e revestimento interno de latas. A medida já é adotada em países como Canadá e Estados da União Europeia e os fabricantes e importadores terão 90 dias para cumprir a determinação.
Mas não é só em mamadeiras que há riscos. Objetos como adesivos, CDs, eletrodomésticos, sacolas de supermercado, brinquedos e colas também podem conter Bisfenol A.
Por que o Bisfenol é ruim?
O BPA funciona como um desregulador endócrino, que interfere no funcionamento do organismo, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturais do corpo. Diversos estudos mostram que a substância está associada a doenças como câncer e distúrbios do coração, além de obesidade, problemas de fertilidade e hiperatividade. A principal preocupação é com crianças de até um ano, que ainda não têm o sistema de defesa e eliminação da substância bem desenvolvido.
Outra questão é em relação ao descarte incorreto de materiais que contêm a substância, o que pode atrapalhar a reprodução e o desenvolvimento de peixes e outros organismos aquáticos ao entrar em contato com rios e córregos.
O que fazer?Existem algumas formas de evitar o contato com o Bisfenol A:
- Para alimentar bebês, prefira objetos de vidro ou BPA Free;
- Para armazenar alimentos, também prefira vidro, porcelana ou aço;
- Para armazenar alimentos, também prefira vidro, porcelana ou aço;
- Esquentar e resfriar um recipiente de plástico favorece a liberação de Bisfenol A. Por isso, para levar algum alimento ao microondas ou congelar, evite embalagens de plástico;
- Alimentos e bebidas em lata também devem ser evitados, em especial se estiver amassada (o que facilita a liberação do BPA);
- Potes de plástico que estejam lascados ou arranhados devem ser descartados;- Evite colocar comidas ou bebidas quentes em recipientes plásticos.
- Quando for comprar uma mamadeira, prefira as fabricadas com polietileno, ao invés de policarbonato.
Fonte: Superinteressante.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário