quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Missão impossível? Alimentar o mundo e salvar o planeta...

A população mundial vai ultrapassar a marca de 7 bilhões neste mês e deverá atingir a marca de mais de 9 bilhões até 2050. Assim, o aumento no número de pessoas além de causar um impacto no padrão de vida da população, causará um gigantesco impacto na agricultura mundial, que terá de dobrar a produção até a metade do século.

No entanto, a agricultura e a pecuária já causam impactos assustadores sobre o meio ambiente: a queimada de florestas tropicais para criar mais terra cultivável, o despejo de fertilizantes em áreas que causam o fim da vida em rios e oceanos, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e o uso de vasta água doce para irrigação. Como poderíamos produzir uma quantidade 100% maior de alimentos sem destruir a imensa terra, água e ar necessários para essa produção?
Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um plano de cinco etapas que reivindica atingir os dois objetivos. O plano será explicado pela University of Minnesota, com uma série de mapas do mundo que mostram como o plano poderia funcionar. Este estudo será publicado em novembro. Ele inclui alguns grandes ganhos no coração dos EUA, América do Sul, Europa, Índia, China e África.
Espera-se que o plano seja viável sob o ponto de vista de sua aplicabilidade... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário