quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Madri se transforma na "capital do saber" com congresso de mentes brilhantes

O 2º Congresso de Mentes Brilhantes "Ser Criativo" começou nesta quarta-feira, 19, no Palácio dos Esportes de Madri com um convite à "reflexão filosófica" para encontrar "o caminho da iluminação" do saber.
 Com essas palavras o jornalista e sociólogo espanhol Manuel Campo Vidal deu início ao congresso na primeira sessão do fórum dedicado a "Saúde do futuro", da qual participaram o geneticista Dean Hamer, o especialista em células-tronco neuronais José Manuel García Carrasco e o gerontologista Aubrey de Grey.
Estes são três dos 21 pensadores e especialistas que durante três dias analisarão sob o ponto de vista multidisciplinar os desafios da sociedade atual, principalmente nas áreas científica, econômica e tecnológica.
"Madri é a cidade do saber durante esses três dias", disse Campo Vidal.
Cada palestrante deve apresentar seu trabalho em até de 21 minutos, limite de tempo que mantém a plena atenção do cérebro humano.
Em seu discurso nesta quarta, García Carrasco ressaltou o avanço nos últimos anos dos estudos do cérebro, após a descoberta da natureza das células-tronco existentes nesse órgão.
O cientista espanhol antecipou uma descoberta que afeta a neurogênese (nascimento dos neurônios) no cérebro de crianças pequenas, nas quais ocorre uma migração em massa de neurônios para outras regiões que potencializam seu funcionamento e, portanto, a capacidade de manter a atividade do pensamento até idades avançadas.
O gerontologista Aubrey de Grey também falou sobre o mesmo assunto, embora aplicada ao combate dos danos provocados pelo envelhecimento e doenças.
"Estamos perto de poder desenvolver tratamentos que corrijam este tipo de dano - do envelhecimento -", explicou De Grey, que se referiu, assim como Dean Hamer, às possibilidades de bactérias e outras células modificadas geneticamente, "reforçadas", serem usadas para combater determinadas doenças.
Hamer citou o caso da Aids como uma das doenças que poderão ser combatidas com estas bactérias ao serem introduzidas, por exemplo, no aparelho genital feminino.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário