segunda-feira, 24 de outubro de 2011

As ações humanas podem provocar terremotos?

De acordo com especialistas, a resposta é Sim. ''Sim, há mais de meio século que projetos de engenharia vêm provocando terremotos’', afirmou Leonardo Seeber, professor pesquisador do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, de Nova York. Ele afirma que terremotos provocados pelo homem talvez sejam mais comuns do que pensamos.
Alguns deles foram terríveis, como o ocorrido em 1967, que foi associado à construção da represa de Koyna, na Índia, afirmou Seeber.
''Sem dúvida, este e muitos outros terremotos foram desencadeados pela ação humana. Porém, ele diz que normalmente não é fácil diferenciá-los dos desastres naturais. ''Os representantes das empresas responsáveis geralmente se recusam a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essa influência’', afirma.
Até um pequeno aumento de pressão pode levar à ruptura de uma falha geológica, afirmou Seeber, e os seres humanos tendem a causar esse aumento de duas formas: alterando a pressão sobre a crosta, geralmente com a construção de lagos artificiais, que tornam a pressão maior, e com a exploração de pedreiras e campos petrolíferos, que a diminuem.
Uma forma menos evidente consiste no ''enfraquecimento do material rochoso devido ao aumento da pressão dos fluidos nele existentes’', afirma o especialista. Sempre é levantada a questão do processo de fratura hidráulica, que usa um grande volume de água, areia e substancias químicas para liberar gás natural de rochas compactas.
Segundo Seeber, é improvável que o processo em si desencadeie terremotos, ''mas a liberação de fluidos envolvida provavelmente consegue fazer isso’'.
Fonte: IG Ciência.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário