quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Maior torre do mundo pode fazer ar quente virar eletricidade

A empresa Americana EnviroMission planeja construir a maior torre do mundo no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Ela terá 800 metros. Será a segunda maior estrutura do mundo, menor apenas do que o prédio Burj Khalifa, com 828 metros, em Dubai.
A torre não abrigará escritórios nem hotéis. Seu objetivo é gerar energia, usando o fluxo de ar quente do deserto. A torre captará o ar quente que se eleva do solo em volta. No interior da estrutura, o ar ganhará velocidade enquanto sobe. No caminho, moverá 32 turbinas de geração elétrica, num total de 200 MW. Segundo a empresa, a energia será suficiente para abastecer 100 mil casas. A torre vai gerar energia mesmo durante a noite, uma vantagem em relação às placas fotovoltaicas, que dependem da luz do Sol.
A obra deve custar cerca de US$ 750 milhões. Mas a empresa estima que os custos de operação serão baixos. E o gerador de energia de ar quente funcionará por pelo menos 80 anos.
Dependendo de como você encara, é uma forma diferente de explorar a energia eólica, dos ventos. Além de gerar energia, a torre também tem o potencial de virar uma atração turística.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário