quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cidades de todo o mundo se reúnem para pensar a sustentabilidade de forma criativa

Esta semana, 47 cidades pelo mundo inteiro estarão conectadas para compartilhar conhecimento com o objetivo de “desenvolver ideias de produtos ou serviços sustentáveis”.
Sexta-feira começa o Global Sustainability Jam (que vai até 30/10, domingo). Pessoas com os mais diversos perfis estarão reunidas para pensar a sustentabilidade de forma diferente, inovadora, divertida e criativa. Tem espaço pra todo mundo (designers, artistas, jovens, adultos, engenheiros, médicos…), pois quanto mais diversificadas forem as equipes, mais enriquecedora é a troca entre os participantes.
Todas as equipes receberão um desafio às 18h30 do dia 28. Especialistas serão facilitadores das atividades dos grupos, que devem abordar temas relacionadas à economia, cultura, ecologia, filosofia e humanidade. Ao final do evento, todas as ideias geradas serão disponibilizadas on-line.


Mas, o que é uma “Jam”?Uma das definições mais fáceis vem do pessoal que organiza o evento na Bahia, e usa como metáfora uma roda de capoeira: “Quando elas se formam, não importa se os capoeiristas se conhecem, eles levam apenas suas habilidades e as mentes abertas e sempre acontece um espetáculo improvisado ao som do berimbau e do pandeiro. Eles lutam juntos sem saber exatamente qual o próximo golpe, mas a dança flui com imensa sincronia. Isso é uma jam! Você não analisa nada profundamente, não discute até a morte, apenas improvisa. Você joga suas ideias contra as de outras pessoas e, como na capoeira, a obra nasce espontaneamente.”
O pessoal do Global Sustainability Jam de Berlim, na Alemanha, produziu um vídeo rápido para mostrar como funciona uma “jam”. Aqui no Brasil, o evento acontece em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.
Fonte: Superinteressante.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário