sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Crise de alimentos: contagem regressiva

A falta de comida pode decretar nosso desaparecimento da Terra. E há indícios de que caminhamos para isso. Primeiro é o calor. Estima-se que para cada 1 °C a mais, a produção de arroz, trigo e milho caia 10%. E nos próximos 50 anos, a temperatura pode subir 6 °C, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
        Um aumento do consumo de carne também poderia levar à falta de cereais em nosso prato — já que boa parte deles seria usada para alimentar o gado. Este desvio já vem ocorrendo com os biocombustíveis. Em 2008, 25% do milho cultivado nos EUA foi para a fabricação deles. “No Brasil, a cana-de-açúcar, usada no etanol, já é a segunda maior cultura agrícola do país”, diz o ambientalista americano Lester Brown.
        Esses 3 fatores — aquecimento global, criação de gado e biocombustíveis — resultariam na escassez de alimentos e alta de preços. O que, por sua vez, pode gerar conflitos, como já aconteceu na Tunísia, Egito e Índia. O perigo aí é o mundo acabar em guerras muito antes de a comida terminar.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário