sábado, 29 de setembro de 2012

Mapas de satélite avaliam elevação do nível do mar

Sob as condições do aquecimento global, espera-se que os níveis globais dos mares se elevem consideravelmente durante este século. Os níveis vão subir em grande parte devido à expansão da água com a elevação de temperaturas oceânicas e com o derretimento de gelo. De acordo com um novo estudo publicado na Nature, os niveis continuarão a se elevar por um período de tempo, mesmo que sejam feitas reduções maciças de emissões agora.
A razão para a expansão continuada, mesmo com o resfriamento de temperaturas, é a expansão da água com temperaturas mais quentes. Mesmo que as emissões tenham redução significativa, isto não iria automaticamente remediar a situação. Os oceanos levam uma quantidade considerável de tempo para se aquecer e precisam também de um tempo considerável para resfriar. A superfície dos oceanos, no entanto, iriam provavalmente resfriar nestes cenários, mas as águas mais profundas que aqueceram e continuam a aquecer hoje levarão muito mais tempo para resfriar. Estes bolsões de águas mais quentes também irão circular em correntes em torno do globo, solidificando ainda mais a elevação dos níveis dos mares globalmente.
Foi completado agora um estudo da Climate Change Initiative detalhando 18 anos de observações de satélite. O trabalho, feito em conjunto com a Agência Espacial Europeia, foi conduzido com a utilização de diversas unidades de satélites, mas especialmente com o Jason. Ele pode criar um mapa topográfico do oceano em dez dias, e o mapa representa 95% das águas oceânicas livres de gelo.
Usando pulsos de microondas, o satélite pode determinar a altura do mar globalmente, estabelecendo o tempo que um pulso demora para retornar. Com estes dados, cientistas conseguiram desenvolver um mapa detalhado da elevação dos níveis globalmente, e ela não ocorre de forma igual.
No geral, o estudo determinou que o aumento médio global do nível do mar foi de 3 milímetros por ano no período. No entanto, algumas áreas experimentam elevação menor e outras um aumento dramaticamente maior. O Oceano Pacífico perto da Ásia, por exemplo, viu aumentos da ordem de 10 milímetros por ano, enquanto que na porção perto dos Estados Unidos a elevação foi quase zero. O Mar das Filipinas foi um dos que passaram por maior elevação.
A diferença entre aumentos do nivel do mar é atribuída a diferenças nas temperaturas, ventos e complexos sistemas de correntes. Os cientistas notaram que os lugares que têm atualmente a maior elevação deverão mudar com o passar do tempo. Os contribuintes mais importantes apontados foram a expansão das águas e o derretimento de geleiras, observa o About My Planet.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário