quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Veleiro navega por rota marítima antes congelada no Ártico

Uma expedição composta por três tripulantes navegou pela primeira vez na Passagem Noroeste, uma perigosa via marítima do Ártico, antes congelada e só acessível agora devido ao derretimento provocado pelo aquecimento global.
O veleiro sueco Belzebub II, com 9,4 metros, navegou pelo estreito de McClure, a rota marítima mais ao norte, nos limites dos Territórios do Noroeste do Canadá.             
Os tripulantes, o americano Morgan Peissel, o canadense Nicolas Peissel e o proprietário do barco, o sueco Edvin Buregren, disseram ter sido a primeira vez que uma embarcação atravessou a passagem, com exceção dos barcos quebra-gelo.
A viagem começou em Newfoundland, no Canadá, seguiu para a Groenlândia, e através do Ártico canadense, buscando documentar o rápido recuo do gelo polar e provocar conscientização sobre os efeitos do aquecimento global.
"Ao navegar por esta rota recém aberta, esperamos que nossa expedição tenha um pequeno papel em chamar mais atenção para as mudanças climáticas e contribuir para uma mudança mais ampla de atitude", escreveram no site.
"O Ártico está derretendo a uma taxa alarmante e esta é a prova clara da nossa desarmonia com o planeta", acrescentaram.
"Nossa intenção de navegar por um histórico trecho marítimo que tradicionalmente costuma ser congelado foi dar um claro exemplo visual da extensão do recuo do gelo polar", emendaram.
A chegada do veleiro em Nome, Alasca, era aguardada para esta quarta-feira, (12).
IGCiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário