terça-feira, 11 de setembro de 2012

Turbinas eólicas conseguiriam suprir toda demanda de energia do planeta

Dois novos estudos afirmam que a Terra tem ventos mais do que suficientes para fornecer energia elétrica para todo o planeta sem produzir impacto ambiental significativo. Os cientistas calcularam o potencial teórico de vento pelo mundo e consideraram os efeitos que a instalação de milhões de turbinas provocaria sobre as temperaturas, umidade e circulação atmosférica.
"Energia eólica é segura do ponto de vista climático", disse a professora de geografia Cristina Archer, da Universidade de Delaware, EUA, que participou do estudo Saturation wind power potential and its implications for wind energy (Saturação do potencial dos ventos e suas implicações para a energia eólica), publicado nesta segunda-feira no periódico PNAS, do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Segundo a professora, ela e seu colega Mark Jacobson, da Universidade de Stanford, chegaram a essa conclusão ao procurar pelo 'ponto de saturação' da energia eólica no mundo, o ponto em que a instalação de turbinas iria interferir no clima.
Segundo a dupla de cientistas, antes mesmo de atingir o ponto de saturação, as necessidades energéticas da Terra já estariam supridas pelas turbinas já instaladas, que poderiam produzir até 10 vezes a energia consumida atualmente, que chega a 18 trilhões de watts, segundo o estudo.
"Nós não estamos dizendo 'coloquem turbinas em todos os lugares'. Nós mostramos que não há nenhum impedimento fundamental para multiplicar em várias vezes a produção de energia do mundo", disse Mark Jacobson.
Impacto climático - A outra pesquisa, conduzido por cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, também dos Estados Unidos, chega a conclusões semelhantes, embora afirme que a instalação de tantas turbinas poderia causar alguns impactos no clima.
Segundo o estudo Geophysical limits to global wind power (Limites Geofísicos da energia eólica no mundo), que foi publicado no periódico Nature Clima Change, turbinas eólicas conseguiriam produzir pelo menos 400 trilhões de watts (ou 400 TW). Apesar de duvidarem da ausência de impacto ambiental, os cientistas afirmam que eles seriam bem menores do que aqueles causados pela queima de combustíveis fósseis.
Os dois estudos não debatem as implicações econômicas e quanto custaria instalar tantas turbinas.
"Nós olhamos para os limites geofísicos da Terra, mas sabemos que o futuro da energia vai ser determinado por fatores econômicos, técnicos e políticos", disse a cientista Kate Marvel, que participou do último estudo.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário