sábado, 22 de setembro de 2012

Projeto integra o chuveiro e máquina de lavar para economizar água

Em um único equipamento você pode tomar banho e, ao mesmo tempo, lavar algumas roupas. Parece prático, não? O bom é que, além de economizar tempo, a ideia apresentada por quatro estudantes da Turquia propõe evitar o frequente desperdício de água das duas atividades.
O projeto, chamado Washit, argumenta que um banho de 15 minutos gasta cerca de 150 litros de água e uma lavagem de roupa 38 litros. Por que não usar a mesma água para as duas coisas?
A invenção, que ainda está no papel, tem uma versão para o ambiente doméstico e outra para lugares públicos, como academias e aeroportos. Nestes casos, o acesso à máquina de lavar é feito por dentro da “cabine” de tomar banho. “Toda vez que a pessoa quiser tomar um banho, terá a oportunidade de lavar algumas peças de roupa”, diz a apresentação do projeto.
 
 
O sistema funciona assim: a água usada no banho é bombeada para um sistema de filtros e depois armazenada em um tanque. Quando o usuário liga a máquina de lavar, um segundo aparelho leva a água filtrada do banho para a lavagem das peças (a água desse tanque também pode ser usada para outros banhos…).
O projeto já venceu um prêmio internacional de design.
Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário