terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ventos na estratosfera influenciam temperatura do oceano

 
Um fenômeno climático que ocorre na estratosfera (entre 24 e 48 quilômetros de altitude) define o comportamento de correntes marítimas nas profundezas do oceano. Já se sabia que a troposfera (a parte da atmosfera que vai da superfície até 9,6 quilômetros de altura) é influenciada pela estratosfera e pelas correntes marinhas. Agora, pela primeira vez, cientistas da universidade americana de Utah estabeleceram a relação entre os dois extremos, separados por dezenas de quilômetros.
O mais interessante, de acordo com o cientista Thomas Reichler, autor do estudo publicado neste domingo no jornal científico Nature Geoscience, é que essa interferência só é possível porque se dá sobre uma região específica e extremamente sensível dos oceanos, ao sul da Groenlândia, batizada por esta razão de "calcanhar de Aquiles" do Atlântico Norte.
A equipe de Reichler percebeu, após diversas simulações, uma correlação entre os padrões de ventos estratosféricos conhecidos como vórtice polar (polar vortex em inglês; veja ilustração ao lado) e do comportamento das correntes marítimas. Periodicamente, os ventos da estratosfera enfraquecem ou até mesmo mudam de direção, influenciando a troposfera, que, por sua vez, impacta os mares.
 A mudança de temperatura na troposfera atua diretamente sobre o Atlântico norte, sobretudo na região ao sul da Groelândia. Ali, a baixa temperatura e a ocorrência de grandes quantidades de sal aumentam a densidade da água, formando uma coluna gelada, sensível às mudanças atmosféricas. Como efeito, todas as correntes marítimas são afetadas e sofrem alterações de temperatura.
Observando um padrão histórico de 30 anos, os cientistas conseguiram identificar uma relação entre as mudanças de comportamento nos ventos estratosférico e as alterações nas correntes no Atlântico norte.
Ação humana –  Thomas Reichler disse que a descoberta pode influenciar nas previsões do aumento de temperatura causada pelo aquecimento global. Mas ainda é cedo para saber os efeitos de um fenômeno sobre o outro no longo prazo. "Os ventos da estratosfera podem agir para um lado ou para o outro, para o aquecimento ou para o resfriamento da temperatura", diz. "A ação humana, por outro lado, sempre causará o aquecimento, porque sempre jogará mais CO2 na atmosfera."
 
Veja.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário