segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Avião britânico vai monitorar queimadas na Amazônia

 A aeronave Faam BAE-146, do Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido (Met Office), vai sobrevoar durante três semanas a Amazônia brasileira para quantificar a emissão de gases poluentes provenientes das queimadas no bioma.
Batizado de Sambba (sigla em inglês para Análise Sul-americana de Queima de Biomassa), o projeto é uma parceria da organização britânica com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para avaliar o grau de influência das queimadas da Amazônia no aquecimento global e, também, a qualidade do ar no país.
Com participação de mais de 60 cientistas do Brasil e Reino Unido, a expedição terá início na próxima sexta-feira (14) e até 04/10 sobrevoará cinco Estados que fazem parte da Amazônia Legal: Amazonas, Mato Grosso, Pará, Acre e Rondônia.
Os meses de setembro e outubro não foram escolhidos por acaso: de acordo com o Inpe, este é o período do ano onde ocorre o auge de queimadas no bioma. Ainda segundo o Instituto, a Amazônia brasileira apresentou um aumento preocupante nos focos de incêndio em 2012. De janeiro a setembro deste ano, o bioma registrou 141.893 ocorrências, contra 50.862 no mesmo período do ano passado.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário