terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Chuva de meteoros pode ser vista no céu de SP nesta semana

Durante toda essa semana, será possível observar no céu de São Paulo uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano. A chamada chuva de geminídeos recebe esse nome porque os "risquinhos" no céu parecem surgir da constelação de Gêmeos.
O melhor horário para apreciar o evento astronômico é às 3h15 da madrugada desta sexta-feira (14). Para localizar a constelação de Gêmeos uma dica: pontualmente no horário indicado uma estrela muito brilhante estará bem acima de sua cabeça, ela é Sirius. Ao seu lado esquerdo, ficarão as Três Marias, e do direito, uma outra estrela muito brilhante chamada Procyon. Abaixo dela, ao norte, estarão as duas estrelas de Gêmeos. Se você tem uma bússola basta localizar o norte e subir 40 graus.
Em um local com pouca interferência de luz, como um parque ou o alto de um prédio, é possível observar de 80 a 130 meteoros por hora. Em local movimentado e iluminado da capital, o número cai para dois por hora.
Os meteoros geminídeos são do tamanho de um grão de feijão e chegam a alcançar a velocidade de 120km/h em nossa atmosfera. "A velocidade da pedra é tão alta que ela incendeia e vira um plasma, uma bola de luz, por isso não chega nem a tocar a superfície de nosso planeta", diz o astrônomo.
O fenômeno deve ser observado a olho nu. O uso de telescópio não é recomendado, pois o observador restringe o campo visual e pode perder o show.
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário