sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Humanidade já despejou 170 mil quilos de lixo espacial na Lua

Muita gente ainda acredita na teoria da conspiração de que o homem nunca pisou na Lua. A verdade, no entanto, é que não só os humanos chegaram à Lua como também despejaram toneladas de lixo espacial no único satélite natural da Terra. Nesta segunda-feira (17), a quantidade de lixo aumentou: duas sondas da Nasa caíram na superfície da Lua.
Qual a quantidade de lixo que já depositamos na Lua? O site da revista The Atlantic fez um inventário parcial que ajuda a ter uma ideia da quantidade de detritos que levamos para lá. São mais de 70 naves espaciais, entre sondas, foguetes e módulos lunares, além de uma série de coisas bem mais mundanas, como cinco bandeiras americanas, duas bolas de golf, uma dúzia de par de botas, kit de higiene pessoal e mais de 90 sacos de urina de astronautas.
A estimativa mais recente é de que humanos despejaram mais de 170 mil quilos de material de origem terrestre na Lua. A maior parte desse lixo foi despejado lá de propósito – os custos para retornar o lixo para a Terra são muito altos, e por isso as agências espaciais optaram por deixar o detrito no espaço.
E não é só a Lua que estamos sujando. Mais de 16 mil objetos estão na órbita da Terra. Ocasionalmente alguns detritos voltam ao planeta, em uma “chuva de meteoritos” de lixo espacial.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário