quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Saiba o que aconteceu em dias como 12/12/12


Dias com datas repetidas chamam a atenção de todo mundo. E não são lembradas apenas por pessoas supersticiosas, mas por produtoras de filmes e autoridades do mundo inteiro, que escolhem datas marcantes para realizar grandes eventos, como as Olimpíadas, por exemplo.
O dia 12/12/12 é o último de uma sequência de datas iguais ao longo dos últimos 12 anos. Dias como 01/01/01 e 02/02/02 só vão voltar a acontecer a partir do próximo século, em 2101. Fizemos uma retrospectiva com os principais acontecimentos em datas repetidas dos últimos seis anos. Além de milhares de casamentos e nascimentos assustadoramente sequenciais, lançamentos de grandes produções do cinemas foram marcados em dias inesquecíveis.
 
 
O dia 06/06/06 ficou conhecido como o dia da besta.
Mas também foi uma oportunidade perfeita para o lançamento de uma produção de terror. O filme “A Profecia” (The Omen) foi uma refilmagem do clássico longa de mesmo nome, gravado em 1976. A nova versão foi dirigida por John Moore e o roteiro foi escrito por David Seltzer. A ideia da Fox era tornar o roteiro de 1976 mais atual.
        Como no filme original, "A Profecia" mostra o nascimento e infância de um garoto preparado para ser o anticristo, o representante do mal na Terra, vindo para instaurar o caos na humanidade. A produtora optou por estrear o filme no dia 6 de junho de 2006 e promoveu uma intensa campanha publicitária em que enfatizou a data de estreia. O número 666 é atribuído pelo cristianismo a uma marca do diabo, e no filme, o garoto Damien Thorn, de 5 anos, tem o número marcado na pele.
        Por ter estreia marcada em uma data extremamente comercial, a Fox priorizou o filme como carro-chefe, à frente das demais produções. E deu certo. Mesmo caindo em uma terça-feira, o filme bateu recorde nas bilheterias.
 
 
O dia 07/07/07 foi chamado até de "Dia perfeito". E, realmente, trouxe muita sorte para os brasileiros. Isso porque no dia 07/07/07 a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro foi eleita uma das sete novas Maravilhas do Mundo Moderno.
        A cerimônia aconteceu na noite do dia 7 de julho, que caiu em um sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal). Além do Cristo, a muralha da China, a cidade de Petra na Jordânia, as ruínas incas de Machu Picchu no Peru e a antiga cidade maia de Chichen-Itza no México foram eleitas como maravilhas.
As sete maravilhas foram escolhidas por milhões de pessoas em todo o mundo, via internet ou telefone, e foram anunciadas de maneira aleatória.
Show nos sete continentes
Outro evento que marcou o dia 07/07/07 foi o Live Earth, um show de de 24 horas de duração realizado simultaneamente em oito países de sete continentes. Ao todo, 150 artistas participaram e cerca de 2 bilhões de pessoas compareceram ao evento.
        Os shows aconteceram simultaneamente em Nova York, Washington, Londres, Sidney, Johannesburgo, Tokyo, Xangai, Hamburgo, Roma e na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. O objetivo do evento foi sensibilizar a opinião pública mundial para o aquecimento global.
 
 
08/08/08 - Abertura das Olimpíadas de Pequim Na China, o número 8 simboliza sorte e riqueza. Não por acaso, a abertura das Olimpíadas de Pequim foi marcada para o dia 08/08/08, às 8h da noite.
 
09/09/09 - Onda de CasamentosA combinação numérica representada pela data 9 de setembro de 2009 provocou uma onda de casamentos em várias partes do mundo. A quarta-feira, 09/09/09, inspirou casais apaixonados, restaurantes e até um estúdio cinematográfico a marcarem eventos na data.
        Em Kuala Lumpur, na Malásia, casamentos coletivos marcaram a data. Em uma única cerimônia, 560 pares de noivos disseram "sim". Conhecida por permitir casamentos-relâmpago, Las Vegas, nos Estados Unidos, também registrou um grande movimento nas capelas.
        Além de casamentos, restaurantes também aproveitaram a data para fazer promoções. Uma rede de pizzarias ofereceu vales-brindes a pessoas que estivessem completando 9 ou 99 anos na data. Em vários lugares dos EUA, restaurantes oferecem refeições especiais a US$ 9,09.
No cinemaO estúdio do filme de animação "9", sobre a vida após o apocalipse, também não desperdiçou a chance de lançar em um dia marcante e estreou no 09/09/09 nos Estados Unidos.
 
10/10/10 - Coincidência?Em 2010, a notícia de um garoto britânico que completou 10 anos estampou jornais do mundo todo. Mas se fosse somente essa a coincidência, ele não estaria nesta lista, não é mesmo? Todas as crianças nascidas no dia 10/10/2000 também completaram 10 anos de idade em 2010.
Mas, coincidentemente, George Lippitt nasceu exatamente às 10h10. O detalhe deixou o britânico, de Thurcaston, Leicester, ansioso pela data. "Quando contei para meus amigos, eles não acreditaram, no começo", contou a um jornal local.
A avó Heather Angrave, de 58 anos, disse que a parteira, ao registrar o garoto, reparou na coincidência: "10h10! Isso fará que ele complete 10 anos no 10/10/10". E, como era de se esperar, o garoto comemorou o aniversário de 10 anos às 10h10 do dia 10 de outubro de 2010 (10/10/10).
Vírus Com a proximidade da data, também surgiram rumores de que os computadores iriam parar ao marcar 10/10/2010. Especialistas tiveram de desmentir os boatos de sites que levantaram a possibilidade de que vírus específicos fossem criados para a data.
        O especialista em segurança de computadores Graham Cluely, consultor da empresa Sophos, disse em seu blog que a ideia de criar vírus para datas com combinações curiosas não é nova. "Já tive que desbancar rumores de que a internet iria parar em 3 de março de 2003." Ainda de acordo com ele, cerca de 60 mil novos programas maliciosos são descobertos todos os dias na internet. Para Cluely, o dia 10 de outubro não foi diferente.
Ação global
A documentarista britânica Fanny Armstrong criou o movimento 10:10:10, que pedia a adesão de pessoas em todo o mundo em um dia de comprometimento com a redução das emissões de carbono. Em um comunicado, foi pedido que pessoas, empresas e instituições públicas se comprometessem s reduzir em 10% suas emissões de carbono a cada ano. Cerca de 152 países tiveram eventos relacionados à causa.
 
11/11/11 - Lançamento de "11-11-11"Nada melhor que lançar um filme em uma data comercial. O filme de terror 11-11-11, escrito e dirigido por Darren Lynn Bousman, não poderia ter outra data de lançamento senão o dia 11 de novembro de 2011, que por sorte caiu em uma sexta-feira. O filme conta a história de um escritor que perde sua família e é atormentado por acontecimentos estranhos e aparições constantes do número 11. Apesar de ter sido um fracasso nos Estados Unidos, a produção liderou as bilheterias por aqui no final de semana de estreia, com faturamento de R$ 2,1 milhões. O filme de terror de Darren Lynn foi exibido em 218 salas brasileiras e alcançou a melhor média de espectadores por sala: 952.
 
12/12/12 - ?
Além do histórico jogo do Corinthians, o dia 12/12/12 será marcado por acontecimentos peculiares, como o primeiro tweet do Papa Bento XVI, que será feito às 12h12, e o aniversário de nove cidades de Minas Gerais (Perdigão, Belo Horizonte, Bom Repouso, Braúnas, Barroso, Faria Lemos, Ilicínea, Vazante e Taiobeiras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário