quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Nasa enviará outro robô a Marte em 2020

 Os Estados Unidos enviarão um novo robô a Marte no ano 2020 após os primeiros sucessos colhidos pela sonda 'Curiosity', que há quatro meses começou sua missão para explorar o Planeta Vermelho, informou nesta terça-feira a Agência Espacial americana (Nasa).
'Este anúncio reafirma o compromisso da agência para um programa de exploração audacioso', assegurou a Nasa em comunicado.
'Com esta próxima missão, estamos assegurando que os EUA continuarão líderes mundiais na exploração do Planeta Vermelho, enquanto damos outro passo significativo rumo ao envio de seres humanos para lá na década de 2030', explicou o administrador da Nasa, Charles Bolden.
A nova missão inclui a participação da 'Curiosity' e da 'Opportunity', duas naves espaciais da Nasa, assim como do 'Stipendi', veículo espacial europeu atualmente na órbita de Marte.
Segundo Bolden, o Governo do presidente Barack Obama 'está comprometido' com o objetivo de mandar humanos à órbita de Marte na década de 2030 e esta missão constituirá mais um passo para alcançá-lo.
O futuro robô será projetado em função dos resultados obtidos pela 'Curiosity', que aterrissou em Marte no último verão americano, o que permitirá reduzir custos e minimizar riscos.
'O desafio de reestruturar o Programa de Exploração de Marte passou dos sete minutos de terror antes da aterrissagem da 'Curiosity' para o início de sete anos de inovação', comentou o chefe da equipe científica do projeto da Nasa, John Grunsfeld.
A pergunta é: O que a Nasa encontrou (e não divulgou), de interessante em Marte para voltar em mais duas missões...? 
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário