terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Stephen Hawking e CERN ganham prêmio científico

O Prêmio de Física Fundamental, financiado pelo bilionário russo Yuri Milner, ofereceu nesta terça-feira (11) dois prêmios especiais de três milhões de dólares cada (cerca de 6 milhões de reais) para o físico inglês Stephen Hawking e para um grupo de sete cientistas do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla em inglês) responsável pela descoberta do Bóson de Higgs, a chamada "partícula de Deus".             
De acordo com um comunicado da instituição, Hawking ganhou o prêmio pela descoberta da radiação dos buracos negros e por sua contribuição à física quântica e o estudos sobre o início do Universo.             
O prêmio do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (na sigla em francês, CERN), responsável pelo LHC, será dividido entre um cientista que supervisionou a construção do acelerador de partículas de 10 bilhões de dólares e seis físicos que coordenaram duas esquipes de 3000 pesquisadores cada. São eles: Peter Jenni, Fabiola Gianotti, Michel Della Negra, Tejinder Singh Virdee, Guido Tonelli, Joe Incandela e Lyn Evans.             
IGCiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário