quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ceres, o maior asteroide do Sistema Solar, emite jatos de vapor d'água



Astrônomos flagraram dois jatos de vapor em face opostas do asteroide Ceres   (Foto: AP Photo/ IMCCE, Paris Observatory, CNRS)

Astrônomos flagraram dois jatos de vapor surgindo de faces opostas do asteroide Ceres. A descoberta do fenômeno foi feita pelo telescópio Herschel, da Agência Espacial Europeia, em 2012, e divulgada nesta quinta-feira (23), na revista Nature.
 Ceres é o maior objeto do cinturão de asteroides, um conjunto localizado entre as órbitas de marte e Júpiter. Mas não se parece, exatamente, com os asteroides típicos que povoam o imaginário popular. Por causa de seu tamanho, ele é classificado como uma planeta anão. Tal qual Plutão (que foi considerado planeta até 2006, quando uma revisão o fez cair de categoria)
 Observações anteriores feitas pelo telescópio Herschel já tinham detectado uma fina camada de vapor d’água em torno do asteroide. Segundo os cientistas, o vapor pode ter duas fontes: o calor do Sol, que faz a água sob a superfície evaporar; ou alguma espécie de atividade vulcânica sob a crosta do asteroide.
A capacidade de liberar jatos de vapor coloca Ceres em um grupo seleto dentre os membros do Sistema Solar – o de corpos gelados e vaporosos. É o caso da lua de Júpiter , Europa, e de uma das luas de Saturno, Enceladus.
A descoberta não é mera curiosidade. Os cientistas têm uma teoria de que a água na Terra se originou do choque do nosso planeta com asteroides e meteoros. Os jatos de vapor de Ceres colaboram para corroborar essa hipótese.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário