terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Greenpeace alerta sobre substâncias tóxicas em roupas de marcas infantis

Ativista do Greenpeace faz protesto para alertar presença de produtos tóxicos em roupas infantis (Foto: Attila Kisbenedek/AFP)

O Greenpeace afirmou nesta terça-feira (14) em Pequim, na China, que detectou produtos químicos perigosos em roupas infantis comercializadas por grandes marcas, incluindo Disney, Burberry e Adidas.
A organização de proteção do meio ambiente, explicou em um comunicado que ao analisar 82 produtos de 12 marcas encontrou em todos eles produtos químicos prejudiciais à saúde. Entre as marcas analisadas estão Nike, American Apparel, C&A e Gap.
"Nas análises, foram encontrados altos níveis de substâncias como PFOAs, Phthalates e NPEs – elementos tóxicos que, durante o processo de produção, estão sendo irresponsavelmente descartados no meio ambiente, e que podem gerar impactos nos sistemas reprodutivo, hormonal e imunológico dos seres humanos", diz o Greenpeace.
Os itens analisados foram fabricados em doze regiões ou países, e um terço deles na China. "Os pais que querem comprar para seus filhos roupas sem produtos químicos perigosos enfrentam um pesadelo", afirmou Chih Um Lee, da ONG.
O Greenpeace pediu à China, o maior produtor têxtil e primeiro consumidor de produtos químicos do mundo, para parar de usar substâncias nocivas na indústria têxtil.
Não é a primeira vez que o Greenpeace acusa grandes fabricantes de vestuário. Nos últimos dois anos, ele publicou vários estudos que indicam a presença de produtos químicos que podem causar câncer e distúrbios hormonais em produtos de marcas como Zara, Calvin Klein, Levi's e Li Ning.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário