quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

No Reino Unido, trens poderão ser monitorados via satélite

 Satélite

David Willetts, Ministro da Ciência do Reino Unido, quer usar satélites para monitorar o sistema de trens do país. A ideia foi revelada por ocasião da inauguração da High Speed Rail 2, uma ferrovia de alta velocidade.
A proposta é usar a estrutura do Galileu, o sistema de navegação da comunidade europeia, para organizar o fluxo de trens no país - o que reduziria os gastos de manuntenção com o sistema de sinalização.
De acordo com The Telegraph, o sistema ferroviário inglês conta com uma complexa rede que envolve 800 centros de sinalização.
Muitos deles ainda datam do tempo da Rainha Vitória, que reinou há 150 anos. Até 2016, o país quer reduzir para 12 o número de centros regionais.
Problemas
Segundo The Telegraph, a adoção da proposta do ministro envolve alguns problemas. Um exemplo é o fato de que o uso do Galileu para essa finalidade não seria permitido.
Outro ponto é o risco envolvido em possíveis falhas do sistema, que poderiam resultar em colisões entre trens. O jornal lembra ainda que sinais do satélite poderiam não funcionar dentro de túneis - como acontece com celulares.
Entretanto, o ministro inglês é enfatico na defesa de sua ideia de multiplicar os usos possíveis do Galileu. "Aeroportos ficariam abertos com mau tempo; barcos fazendo pesca ilegal poderiam ser rastreados; serviços de banda larga poderiam ser levados a áreas remotas", afirmou Willetts
Em órbita há dois anos, o sistema de navegação Galileu deve reunir cerca de 30 satélites até 2020. Criado para competir com o GPS americano, o projeto é um dos mais ambiciosos da história aeroespacial europeia.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário