quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Exoplanetas são pouco parecidos com a Terra

Concepção artística mostra o UCF 1.01, um candidato a exoplaneta a 33 anos-luz da Terra. Astrônomos acreditam que ele é coberto por lava
Os estudos sobre exoplanetas (localizados fora do Sistema Solar) mostra que a Terra é uma exceção cósmica, afirmaram astrônomos na conferência anual da Sociedade Astronômica Americana, realizada esta semana nos Estados Unidos.
 A partir de análises do telescópio Kepler, que observou mais de 100.000 estrelas parecidas com o Sol nas constelações de Cygnus e de Lira, entre 2009 e 2013, foram detectados pelo menos 3.000 candidatos a planetas. Mais de três quartos dos potenciais mundos têm o tamanho da Terra ou são até quatro vezes maiores. Embora comuns, eles são pouco parecidos com a Terra.
 "A enxurrada de dados sobre esses planetas conhecidos como 'mini-Netunos' nos revela, na maioria das vezes, apenas a estrutura que os envolve", disse Geoff Marcy, professor de astronomia da Universidade da Califórnia. "Nós ainda enfrentamos questões difíceis, tais como saber como esses planetas se formaram e por que o nosso sistema solar é desprovido deles."
As medições de densidade sugerem que dezesseis exoplanetas têm um núcleo rochoso e são revestidos por uma vasta camada de gases – uma composição semelhante à de Netuno.

Ambiente propício à vida – Os astrônomos anunciaram a descoberta de cinco novos exoplanetas rochosos, de 10% a 80% maiores do que a Terra. Como estão muito próximos a sua estrela, são excessivamente quentes e inabitáveis.
 As primeiras análises sugerem que a maior parte dos planetas cujo raio é menor do que 1,5 vezes o da Terra poderia ser formada por silicatos, ferro, níquel e magnésio, encontrados nos planetas do nosso Sistema Solar.
 Com esta informação, os cientistas poderiam localizar estrelas que hospedam planetas irmãos da Terra, o que propiciaria a descoberta de um ambiente adequado para a vida fora do nosso Sistema Solar. Em novembro, astrônomos estimaram em bilhões o número de planetas do tamanho da Terra potencialmente habitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário