sexta-feira, 2 de abril de 2010

A "Arca perdida da Aliança" está na África???

TEXTO DIVIDIDO EM II PARTES:
                  PARTE I
A "Arca perdida da Aliança" está na África e pode ser um tambor, afirma especialista britânico pesquisador da universidade de Londres e apresenta sua tese em livro. Conexão de tribo africana com judeus é real, mas não prova ideia.
A interminável busca pela Arca da Aliança, fabuloso objeto bíblico que simbolizaria a presença de Deus na terra e contaria com poderes extraordinários, já passou por todo tipo de lugar exótico - mas pouca gente seria capaz de imaginar que ela iria parar num museu decrépito do Zimbábue.
De acordo com o britânico Tudor Parfitt, professor de estudos da universidade de Londres, é nesse local improvável que a legendária Arca está guardada - e ele diz que pode provar.
A tese dele é exposta de forma apaixonada no livro "A Arca perdida da Aliança - O mistério desvendado sobre a relíquia mais procurada da Bíblia", que acaba de ser lançado no Brasil. Na obra, Parfitt, que é especialista no estudo das comunidades judaicas da África e da Ásia, narra sua jornada em busca do objeto sagrado, misturando digressões acadêmicas com cenas de aventura que caberiam num quinto episódio da série "Indiana Jones".
Antes de entrar no mérito, no entanto, é importante entender a história e os possíveis destinos da Arca. A caixa feita de madeira de acácia, abrigava os Dez Mandamentos dados a Moisés por Deus, no Monte Sinai, segundo a narrativa bíblica. Segundo a tradição israelita, a chamada Presença de Deus usava a Arca como uma espécie de habitação temporária durante toda a jornada do povo hebreu pelo deserto, após sua fuga à Terra Prometida.
A Arca seria capaz de queimar espinhos no caminho dos israelitas, fazer abrir as águas do rio Jordão para a passagem dos hebreus, derrubar as muralhas das cidades inimigas e até causar doenças e morte em israelitas ou não, que a profanassem.
Quando o Templo de Jerusalém foi construído pelo rei Salomão, afirma a narrativa bíblica, a Arca foi guardada no Santo dos Santos, local mais sagrado da construção. Mais ou menos nesta época, as menções ao objeto na Bíblia desaparecem, e não se sabe o que aconteceu com ela quando o Templo de Salomão foi destruído pelo rei Nabucodonosor da Babilônia em 586 a.C.
As tradições a esse respeito variam: A Arca teria sido levada para a Babilônia (no atual Iraque)? Escondida no monte onde ficava o Templo? Carregada para o outro lado do rio Jordão, na atual Jordânia? Estaria escondida na Etiópia, tendo sido levada de lá pelo filho do rei com a rainha de Sabá muito antes da destruição do templo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário