sexta-feira, 16 de abril de 2010

Erupção de vulcão na Islândia é insuficiente para aliviar aquecimento global

Apesar de causar transtornos de grande monta e caos aéreo, o vulcão em erupção na Islândia é pequeno para aliviar aquecimento global. Grandes erupções vulcânicas já tiveram efeito refrigerador no clima da Terra, mas o recente evento na Islândia é pequeno demais para trazer alívio ao aquecimento global antropogênico, disseram cientistas nesta sexta-feira.
O evento marcante desta capacidade de refrigeração vulcânica dos últimos vinte anos ocorreu em 1991, quando o Monte Pinatubo entrou em erupção nas Filipinas, resfriando a superfície em 0,5°C no ano seguinte, o suficiente para compensar o impacto dos gases causadores de efeito estufa entre 91 e 93.
O resfriamento se explica por uma fórmula muito simples: o vulcão libera grande quantidade de cinzas vulcânicas e dióxido de enxofre, que são transportados para a extratosfera, camada da atmosfera acima da troposfera, a mais próxima da superfície. Lá, fenômenos físico-químicos criam uma fina camada de partículas esbranquiçadas que, durante meses ou anos, circundam a Terra e refletem parte dos raios solares, impedindo que a radiação atinja o solo.
"Basicamente, é como colocar um escudo refletor sobre o pára-brisa do carro, impedindo que o interior aqueça demais", comparou Colin Macpherson, da Durhan University - Inglaterra.
Mas ele e outros afirmaram que a erupção do vulcão na geleira Eyjafjallajokull foi pequena demais, não produzindo enxofre suficiente, e sua pluma circundou a uma altitude baixa demais para ter qualquer impacto climático. De qualquer forma, o resfriamento vulcânico é apenas uma quebra temporária nos efeitos das emissões de gases estufa antrpogênicos, apontados como responsáveis pelas mudanças climáticas.
Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), a temperatura do planeta aumentou 0,74°C entre 1906 e 2005. Nos últimos 50 anos deste período, o aquecimento dobrou, com um aumento de cerca de 0,13°C por década!!!
(Folha online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário