sábado, 3 de abril de 2010

O leilão da Princesa Diana

Um quadro do famoso pintor Peter Paul Rubens será leiloado, em junho, pela família da Princesa Diana. A obra, que se chama "A Commander Being Armed for Battle (foto) e foi pintada entre 1613 e 1614, é uma das obras mais importantes do pintor e segundo especialistas a imagem é do Imperador Charles 5º. A tela está avaliada em 30 milhões.
O quadro está com a família Spencer há mais de 200 anos, mas o motivo da venda é nobre: a família de Diana usará o valor arrecadado para reformar a propriedade de Althorp, onde o corpo da Princesa está sepultado.

Peter Paul Rubens - Foi um pintor flamengo inserido no contexto do Barroco - (1577- 1640)
Nasceu fora da terra em que passou a maior parte de sua vida e à qual serviu com muito patriotismo, Flanders (hoje uma parte da Bélgica). Seus pais encontravam-se exilados na cidade de Siegen, no Sacro Império Romano-Germânico, por apoiarem a luta dos países baixos pela independência da Espanha. Além do crime político, o pai de Rubens ainda caiu em desgraça quando foi descoberto seu envolvimento amoroso com a Princesa de Orange, simplesmente esposa do líder do movimento separatista. Só escapou da condenação à morte porque sua esposa lhe concedeu perdão público.
Ao contrário de muitos pintores "posteriormente famosos", Rubens não enfrentou oposição familiar pela carreira que escolhera. Pelo contrário recebeu estímulo e incentivo.
Rubens possuía uma clientela literalmente poderosa e que pagava em dia. Um dos mais belos trabalhos que realizou, então no auge da carreira, foi a série de quadros contando, alegoricamente, a vida da regente da França, a Rainha Maria de Médici e acabou pintando para os principais reis, príncipes e duques de sua época.
Morreu rico e bem-sucedido. Teve êxito em tudo que fez e deixou para a posteridade um legado de muita arte e expressão do mais puro Barroco.
(Fonte:Globo.com - pesquisa internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário