domingo, 4 de abril de 2010

Teto milenar do Palácio de Nero em Roma desabou...

Uma parte do teto do "Palácio Dourado de Nero", em Roma, desabou, no último dia 29, onde o imperador (37 d.C. - 68 d.C.) viveu seus últimos anos. O superintendente de arte de Roma, informou que o teto desabou por causa de infiltrações de água. "Pensem em 2000 anos de história. Pensem em toda a chuva que caiu nos últimos meses", disse.
O suntuoso palácio foi mandado construir no século 1º d.C., pelo imperador romano, que num delírio de grandeza mandou incendiar Roma, no ano 64 da era cristã. Mal apagaram-se as chamas e ele mandou iniciar a construção do gigantesco palácio, por ele batizado de: "Domus Aurea", com paredes banhadas em ouro e decoradas com pedras preciosas. Conta a história que quando ele entrou pela primeira vez no recinto, teria dito: "Vou finalmente começar a ficar alojado como um ser humano".
O complexo passou séculos oculto sob toneladas de terra antes de ser redescoberto há cerca de 500 anos, quando estudiosos do Renascimento começaram a investigar o período imperial. Está situado ao lado do "Coliseu" e foi reaberto ao público em 1999, depois de 18 anos fechado por causa de temores quanto à estabilidade de sua estrutura. Desde a reabertura, o "Domus Aurea" voltou a ser uma das atrações turísticas mais populares de Roma.
(Fonte: revista Época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário