quarta-feira, 28 de abril de 2010

Descoberta da Arca de Noé???

Cientistas revelam cautela sobre suposta "descobertada da Arca de Noé" na Turquia, no alto do monte Ararat. Um grupo evangélico de Hong Kong - Ministério Internacional da Arca de Noé -, organizou a expedição até o Ararat e afirma ter achado, no alto da montanha, estruturas de madeira que poderiam corresponder, segundo eles, a recintos do barco, e mesmo aos locais onde os casais de cada espécie de animal teriam sido abrigados, conforme a narrativa do livro bíblico do Gênesis.
O Ministério também afirma ter datado lascas de madeira com a ajuda do carbono-14 (no qual a perda gradual dessa forma do elemento carbono indica a idade do material orgânico). Segundo os exploradores, a datação obtida, de 4.800 anos, bateria com a data da construção da arca estimada na Bíblia.
Em princípio, não há nada de impossível no fato de construção de madeira com tal idade terem sobrevivido no alto da montanha, mas há uma série de outras dúvidas. Embora o grupo esteja afirmando ter "99% de certeza" de que se trata da arca, a localização exata dos artefatos não foi revelada, pelo menos por enquanto, e o grupo também não revelou o que pretende fazer com as possíveis descobertas...
Mas, um ponto importante, segundo os pesquisadores que estudam a região do Ararat é que não há sinais de que alguma vez nos últimos milhares de anos as montanhas ali tivessem ficado cobertas por água.
Finalmente, o próprio estudo detalhado do texto da Bíblia, bem como dos paralelos da história do Dilúvio na literatura do Oriente Médio antigo, dá pistas de que não se deve encarar a saga de Noé como um registro histórico.
Exemplo disso é o fato de que no texto do Gênesis (cuja época de composição provavelmente está entre 800 a.C. e 600 a.C.) parece ter surgido uma recriação de obras bem mais antigas da Mesopotâmia com alusão a outras passagens com façanhas  semelhantes e diferentes personagens.
(Folha online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário