terça-feira, 20 de abril de 2010

Montanhistas vão limpar o pico do Monte Everest

Através de uma "boa ação", uma equipe de montanhistas do Nepal está se preparando para escalar o Monte Everest e fazer um grande mutirão de limpeza para remover as toneladas de lixo que se acumularam nos últimos anos. Muitos estrangeiros e nepaleses já limparam o Everest no passado, mas segundo o líder da "Extreme Everest Expedition 2010", Namgyal Sherpa, ninguém teve coragem de passar dos 8 mil metros do pico, área conhecida como "zona da morte" por causa do ar rarefeito e terreno perigoso.
Sherpa e sua equipe de montanhistas altamente qualificados vão carregar sacos e mochilas especiais, e vão arriscar a vida nas temperaturas gélidas do Everest para retirar cilindros de oxigênio, barracas, cordas e outros utensílios abandonados.
No passado, o lixo estava enterrado na neve. Por causa do aquecimento global, ela está derretendo e os detritos estão aparecendo. O lixo está criando problemas para os montanhistas. O Monte Everest ficou conecido como a mais alta "lata de lixo do mundo"! A maioria dos montanhistas deixa o equipamento para trás por causa da exaustão causada pelo ar rarefeito. A equipe espera retirar pelo menos duas toneladas deste lixo. Boa sorte a todos!!!
(Globo online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário